quinta-feira, 24 de março de 2022

BARBACENA RECEBE MAIS DE 3500 CHIPS PARA MONITORAMENTO DE ANIMAIS


Barbacena, nas Vertentes, recebeu no último dia 12, 3548 microchips para serem utilizados em cães e gatos. O recebimento aconteceu após o município ser habilitado no programa 'Conheça seu amigo', no edital da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Esses equipamentos poderão ser utilizados pelo período de 12 meses.

O Programa de Microchipagem de Animais Domésticos envolve a doação, por parte do Estado, de microchips para identificação de cães e gatos pelo método de aplicação subcutânea, além de leitores, cabendo ao município a aplicação dos microchips.

A quantidade de microchips enviados a Barbacena representa 10% da população de cães e gatos de Barbacena, de acordo com o número de animais vacinados na última campanha de vacinação antirrábica.

A adesão foi feita por meio de um Termo de Cooperação Técnica com a SEMAD. Esses animais devem ser provenientes de comunidades de baixa renda, de animais em situação de rua que participem de algum programa de controle reprodutivo municipal, de animais para adoção sob tutela de Organizações da Sociedade Civil e animais de áreas prioritárias de superpopulação animal.

Para fazer a distribuição adequada desses kits, a prefeitura lançará um formulário online, destinado aos criadores e protetores de animais, para levantamento de dados e montagem da política de distribuição.

UBS animal
Como política pública em prol dos animais, a prefeitura planeja lançar no primeiro semestre deste ano, a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) animal da região. O local funcionará no CRAS São Pedro.

Nenhum comentário: