terça-feira, 8 de março de 2022

EXPOCAFÉ 2022 CONTARÁ COM PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL E VIRTUAL

Após duas edições totalmente online, evento volta a receber o público no Campo Experimental da EPAMIG, em Três Pontas
Expocafé 2022 terá programação presencial e virtual

Os preparativos para a 25ª Expocafé já começaram. Após duas edições totalmente virtuais, em função das restrições necessárias ao controle da pandemia, o evento voltará a contar com atividades presenciais, a serem realizadas no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em Três Pontas, no período de 25 a 27 de maio.

Além de programação técnica diversificada, o evento contará com a tradicional exposição de máquinas e insumos. A EPAMIG, realizadora da feira, já deu início à comercialização dos estandes e, até o momento, cerca de noventa empresas já confirmaram a participação. As negociações continuam e os interessados em expor podem entrar em contato pelo e-mail: joao.prado@epamig.br.

A Expocafé 2022 terá ainda programação virtual. Entre os dias 16 e 20 de maio, acontece o Encontro Técnico, composto por palestras online e conteúdos especiais. Os expositores da versão presencial também terão estandes virtuais para a apresentação de produtos e serviços. “Optamos uma edição expandida, na qual as programações online e presencial são independentes. Ou seja, para as informações técnicas, o público pode optar por uma das modalidades ou por ambas, uma vez que os conteúdos são diferentes. Já o acesso às novidades em equipamentos e insumos ofertadas por nossos expositores, estará disponível nos dois formatos”, destaca o coordenador geral da Expocafé, Clenderson Corradi.

No dia 24 de maio, também de forma presencial, acontece o 11º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira. O evento, destinado a participantes previamente inscritos, antecede a abertura da feira ao público. Os temas abordados e o cronograma de inscrições serão divulgados em breve.

Novidades na programação
O coordenador técnico da Expocafé, César Botelho, acredita que a oportunidade de interação entre os diversos elos da cadeia produtiva é um fatores mais aguardados neste retorno da programação presencial. “Eu penso que o público em geral, produtores e demais envolvidos estão ansiosos por essa possibilidade de conversar, de trocar experiências. No caso da Expocafé, além da parte técnica, tem também a questão da exposição, de poder ver as máquinas e equipamentos, saber quais os avanços e novidades. A possibilidade de negociar com o expositor é algo que influencia na decisão da compra”.

Para estimular essa interação, a Expocafé 2022 contará com um novo espaço. Trata-se do Pavilhão Aroma e Sabores, no qual os visitantes terão a oportunidade de degustar bons cafés e conversar sobre cafés. “Há muito, nós da área técnica e da coordenação do evento, projetávamos ter na Expocafé um espaço com foco maior na bebida, no barismo, no consumo. A ideia inicial é que sejam, pelo menos três espaços, neste pavilhão, focados nas cultivares de café (cafés varietais, sabores), nos processos de pós-colheita (fermentação, uso de leveduras, etc), e nos modos de preparo”, explica César.

De acordo com o coordenador, o pavilhão vai reunir cafeicultores, baristas, cafeterias e apreciadores da bebida. “Queremos trazer produtores e associações para compartilharem suas experiências e apresentarem seus cafés. Seria isso, um espaço para beber um excelente café, conhecer um pouco mais sobre os processos de pós-colheita e modos de extração, e falar sobre a bebida. Um lugar mais calmo, um pouco isolado da movimentação da feira, para conversar e também descansar”, finaliza.

As novidades da programação da Expocafé 2022 podem ser acompanhadas pelo site: www.expocafeoficial.com.br.

Nenhum comentário: