terça-feira, 15 de março de 2022

MONITORAMENTO DE CASOS DE COVID-19 NA UFSJ: NÚMEROS EM QUEDA

clique na imagem para ampliar

A Comissão de Suporte às Condições Sanitárias do Retorno Gradual das Atividades Presenciais da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) divulgou os dados relativos aos números da covid-19 no período que vai de 3 de janeiro a 8 de março. Foram contabilizados os casos registrados entre acadêmicos, professores, técnicos e terceirizados. No período, oito cursos de graduação ofereceram ao menos uma disciplina presencial.

Os dados são animadores: desde 16 de fevereiro, registrou-se apenas dois servidores, um terceirizado e nenhum discente com Covid. Entre 2 e 8 de março, apenas um caso foi registrado, entre todas as categorias contabilizadas. O que se nota é uma redução significativa das taxas de contágio, não só pelo avanço da vacinação, como pela manutenção das medidas preventivas.

A tendência de queda do número de casos na universidade segue os números do contágio na região do Campo das Vertentes, catalogados pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (Nepe), que apontam para a redução, em São João del-Rei, do ritmo de contágio, pela quinta semana consecutiva. A média móvel atual de novos casos é de 20,6/dia, o que representa uma redução de 39%, em relação à média de 14 dias atrás, quando era de 34,0 casos por dia. Já nos 43 municípios do Campo das Vertentes, 28 apresentam a mesma tendência de redução; apenas em seis outros municípios observa-se um panorama de aceleração do contágio.

Contudo, a Comissão ressalta que, mesmo nesse cenário favorável, é essencial continuar se protegendo, seguindo os cinco pilares estabelecidos no Plano de Retorno: uso universal e correto de máscaras cobrindo boca e nariz, lavagem das mãos e etiqueta respiratória, limpeza e manutenção das instalações, rastreamento de contato em combinação com isolamento e quarentena e vacina disponível para todas as faixas etárias que fazem parte da comunidade acadêmica.

*Com informações da assessoria da UFSJ

Nenhum comentário: