terça-feira, 8 de março de 2022

VEREADORES DE POUSO ALEGRE COMEMORAM APROVAÇÃO DA COLEÇÃO EM MIÚDOS PELO MEC


O material desenvolvido pela Escola do Legislativo de Pouso Alegre (ELPA), escrito pela então diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal, Madu Macedo, foi aprovado pelo Ministério da Educação - MEC para fazer parte do material disponibilizado pela Instituição para capacitação e aperfeiçoamento de educadores de todo Brasil por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (AVAMEC).

A definição do Corpo Técnico do MEC foi dada na última semana, em reunião na Sede do Ministério da Educação em Brasília quando o então presidente da Escola, vereador Leandro Morais (PSDB), juntamente com o atual presidente da ELPA, vereador Igor Tavares (PSDB), foram recebidos pelo Assessor Especial do MEC, Gustavo Brasileiro, e por servidores que compõem o Corpo Técnico de avaliação de conteúdos no MEC.

O processo teve início no ano de 2021, quando o vereador Leandro Morais, na Presidência da Escola iniciou o diálogo com o Ministério da Educação. 

“Enxergamos que a Coleção em Miúdos poderia contribuir com os educadores de todo Brasil por ser uma obra que traz de forma leve e acessível aos jovens leitores informações fundamentais sobre nossos direitos e deveres enquanto cidadãos; a partir desse ponto iniciamos o diálogo com o Ministério da Educação por meio da proximidade que tenho o assessor especial da Pasta Gustavo Brasileiro; em junho de 2021 tivemos uma audiência com o próprio Ministro da Educação Milton Ribeiro”, explica o vereador Leandro Morais.

Após a reunião com o Ministro em junho, a Escola do Legislativo de Pouso Alegre iniciou então ações e tratativas junto ao Corpo Técnico do MEC, que é quem avalia a pertinência dos conteúdos. 

“É histórico poder participar deste momento. O material desenvolvido pela nossa Madu Macedo em parceria com Gráfica do Senado e ABEL é riquíssimo e agora ter este conteúdo como material referendado pelo MEC é uma grande conquista não só para Câmara de Pouso Alegre, mas para todos os servidores públicos e agentes políticos que acreditam na Educação Cidadã como ferramenta essencial para a efetivação dos direitos dos cidadãos”, acrescenta o vereador Igor Tavares que assume a Presidência da Escola a partir desse mês.

Toda a Coleção em Miúdos (composta pelos livros Constituição em Miúdos I, Constituição em Miúdos II, ECA em Miúdos e Maria da Penha em Miúdos e os livros que logo serão lançados Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos) foi escrita pela servidora de carreira da Câmara de Pouso Alegre Madu Macedo, agora aposentada, que passou integralmente os direitos autorais das obras à Gráfica do Senado. 

As obras são publicadas em parceria com Gráfica do Senado e a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL). 

Agora, com a aprovação do conteúdo, as equipes da Gráfica do Senado e do Ministério da Educação iniciarão diálogo para disponibilizar o conteúdo na plataforma AVAMEC.

Nenhum comentário: