quinta-feira, 7 de abril de 2022

INTERNATO DE MEDICINA BENEFICIA COMUNIDADES DE LAVRAS E REGIÃO

Estudantes de Medicina recebem orientação da professora Francine (FCS) durante internato na UPA Lavras

Considerada a última etapa do curso de Medicina, o internato é um estágio curricular obrigatório feito a partir do nono período. Os estudantes colocam em prática o conhecimento adquirido durante os quatro anos de formação, sob a supervisão direta de docentes e outros médicos atuantes nas unidades conveniadas. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) possui parcerias com instituições de saúde hospitalares de quatro cidades do estado de Minas Gerais: Lavras, Santo Antônio do Amparo, Perdões e São Sebastião do Paraíso.

Na área hospitalar são ofertadas práticas de Internato Médico nas áreas de Clínica Médica, Urgência e Emergência, Pediatria, Cirurgia e Ginecologia e Obstetrícia. Na prática, o internato em diversas cidades e áreas contribui muito para a formação dos estudantes de Medicina, como explica a professora Miriam Monteiro de Castro Graciano, coordenadora do curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da UFLA. 

“Quanto mais diversificado o cenário de práticas, maior o leque de casos clínicos para o estudante e, consequentemente, melhor o seu treinamento, pois ele aprende em contextos epidemiológicos e de gestão de saúde diferentes, o que o capacita ainda mais para se adaptar melhor às condições de trabalho ou necessidades de saúde com as quais possa se deparar depois de formado”.

O internato segue a regulamentação do Ministério da Educação (MEC). Nesse período, o estudante deve passar necessariamente pelas áreas de: Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria, Clínica médica, Cirurgia, Medicina da Família e Comunidade, Saúde Coletiva. Saúde Mental, Urgência e Emergência. “As diretrizes do curso de medicina estabelecem as áreas obrigatórias de internato médico. No nosso caso, criamos um internato de Rede da UFLA; o qual contempla a Saúde Coletiva e a Saúde Mental. Nele, o estudante atua nos três níveis de atenção: primária, em Estratégia de Saúde da Família (ESF); secundária, em ambulatórios de especialidades; e terciária, em hospitais e na Unidade de Pronto Atendimento – UPA”, comenta a professora.

Ainda conforme o MEC, as atividades do internato devem ser majoritariamente práticas, com a carga horária teórica atingindo no máximo 20% do total de cada modalidade. 

“Os acadêmicos da UFLA fazem as atividades juntamente com os residentes e participam das atividades práticas e teóricas da residência, além das específicas da graduação aqui no Hospital Regional São Sebastião, em Santo Antônio do Amparo. O internato é um momento de prática sempre alinhado à teoria. O intuito é tornar esses estudantes de medicina mais preparados para o atendimento, além de treinar suas habilidades e competências interpessoais”, esclarece o professor Luiz Humberto Guedes Andrade, docente do curso de Medicina da UFLA e médico responsável pelo internato em cirurgia.

Cada modalidade de internato possui uma duração de 9 a 18 semanas. Em Santo Antônio do Amparo, há dois anos é realizado o internato em Cirurgia Geral. 



“Os estudantes realizam atividades de bloco cirúrgico, participando de cirurgias, ambulatório de cirurgia, acompanhamento do Centro de Tratamento Intensivo (CTI), Enfermarias e Pronto Atendimento. Eles acompanham o paciente clínico-cirúrgico desde o momento do diagnóstico, sempre com a supervisão de médicos da instituição e de professores da UFLA que atuam no Hospital”, diz Luiz. Ao todo, cerca de 70 estudantes já passaram pelo internato em cirurgia na cidade.

Em Lavras, é realizado o internato em Urgência e Emergência, na UPA e no Hospital Vaz Monteiro. “Na UPA, temos várias disciplinas que não são internatos, mas que acontecem na unidade. No Vaz Monteiro também temos as disciplinas, mas o foco é o internato de Clínica Médica, além de urgências e emergências. Professores da UFLA e médicos preceptores que trabalham no hospital recebem os estudantes durante o internato e auxiliam nos casos clínicos”, relata o médico responsável pelo internato de Clínica Médica e professor da FCS Marcelo Augusto Araújo Assunção. 

A modalidade de Clínica Médica ocorre também na Santa Casa de Perdões. De acordo com o diretor clínico do Hospital Vaz Monteiro (HVM), Marcos Cherem, “o internato, ao trazer para o ambiente hospitalar estudantes motivados em adquirir conhecimento e oferecer atenção aos pacientes, incentiva toda a equipe do hospital e ajuda na evolução da instituição, seja no aprimoramento de processos diagnósticos e terapêuticos, na atualização científica continuada ou, tão importante quanto esses aspectos, na adoção de uma atitude mais humanizada nas relações interpessoais, estimulando o cumprimento, junto à comunidade, da missão de um hospital filantrópico como o Vaz Monteiro”.

Ainda em Lavras, por meio de um Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) com a Secretaria Municipal de Saúde, são realizados atendimentos em unidades básicas de saúde, ambulatórios e na UPA, onde além do Internato de Urgência e Emergência e do Internato em Clínica Médico, os estudantes também desenvolvem habilidades na área do Internato de Pediatria. 

O chefe do departamento de Medicina da UFLA, professor Vitor Luís Tenório Mati, diz que a iniciativa advinda do Coapes é importante tanto pelos benefícios para a formação dos estudantes quanto para a integração ensino-saúde, com retorno direto para a sociedade.

Já em São Sebastião do Paraíso é feito o internato em Ginecologia e Obstetrícia, na Santa Casa de Misericórdia. Sob a supervisão do médico Clecio Alberto Pimenta, os estudantes contribuem para uma maior assistência aos pacientes, uma parceria benéfica para toda a comunidade. 

“A presença dos internos na Santa Casa tem sido válida em vários sentidos. Para o dia a dia, é um reforço na força de trabalho, pois auxiliam nos atendimentos e procedimentos, melhorando a qualidade dos serviços prestados aos nossos pacientes e à comunidade. Tem sido muito importante também no sentido da atualização de conhecimentos para todo o corpo clínico e profissionais da Saúde em geral, já que trazem consigo uma bagagem teórica e acadêmica muito rica”. A Santa Casa de São Sebastião do Paraíso é uma instituição filantrópica de referência microrregional que realiza uma média de 60 partos por mês pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de possuir CTI neonatal e pediátrico.

Para os recém-formados médicos, como Elton Vitor Oliveira Neves, a experiência foi sem dúvidas inesquecível. “Fazer um internato em plena pandemia foi um desafio, pois tivemos diversos percalços no meio do caminho, mas nos tornamos mais aptos a enfrentar as dificuldades do pós-internato. A grande variedade de locais de estágios foi boa, principalmente porque conseguimos acompanhar diversas características profissionais, contribuindo com nossa formação pessoal e profissional Só tenho a agradecer”.

Atualmente, sete estudantes do 12º período, 28 do 10º período e 30 estudantes do 9º período de Medicina da UFLA estão em internato. A previsão é de que, no próximo semestre, esse número aumente. Para isso, a UFLA está com edital aberto para o credenciamento de instituições hospitalares cujo ramo de atividade seja compatível com os descritos e que atendam a todos os requisitos previstos no edital e em seus anexos.

*Com informações da assessoria da UFLA

Nenhum comentário: