Pular para o conteúdo principal

UFSJ É HOMENAGEADA EM SESSÃO SOLENE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL REI


Em cerimônia realizada na última terça, 19, no plenário da Câmara Municipal de São João Del-Rei, a Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) foi agraciada com a Medalha Tancredo Neves, em reconhecimento às ações de enfrentamento à pandemia da covid-19 junto à comunidade sãojoanense. A homenagem foi proposta pelo vereador Rogério Bosco da Silva (PT).

Horas antes da solenidade, durante sessão ordinária do Legislativo municipal, o reitor Marcelo Pereira de Andrade foi convidado à tribuna, para falar sobre o alcance da Universidade para a cidade e região. Marcelo destacou “a alegria e o alívio” do retorno presencial integral às atividades letivas e administrativas da UFSJ, em todos os seus seis campi, nas cidades de São João del-Rei, Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas. 

“O retorno às nossas atividades traz também leveza e juventude para todos nós. Foram dois anos de um outono longo, em que vivemos momentos difíceis, uma tragédia humanitária que – se não fosse pelo SUS e pelos bravos e bravas profissionais de saúde que lutaram para salvar vidas –, teria sido ainda maior.”

O reitor ainda fez questão de ressaltar seu orgulho por pertencer ao serviço público federal e, em especial, por integrar o quadro funcional da UFSJ. Foi pelo empenho de toda a comunidade acadêmica que a Universidade se reinventou, entendendo o potencial motivador de um panorama que se mostrava desesperador. Por meio de projetos de pesquisa e extensão, de parcerias com entidades locais, e da manutenção do investimento público nos municípios mineiros em que se insere, a UFSJ foi capaz de fazer mais do que se podia imaginar.

Esse investimento, em São João del-Rei, que empresta seu nome à universidade federal, gera significativo impacto orçamentário local e regional. Com base nas despesas de 2021, que abrangem manutenção, alocação de mão-de-obra, custos gerais, reformas, obras, equipamentos, material permanente e consumo, fundos de pesquisa, de extensão, de ensino e assistência estudantil, mais folha de pagamento, a movimentação de recursos na cidade ultrapassa R$ 236 milhões. 

“A UFSJ contribui e muito com a economia, com a educação, com a cultura. Podemos contribuir muito mais”, afirmou Marcelo.

Honraria
Ao receber a Medalha Tancredo Neves, o reitor agradeceu a indicação de seu nome ao vereador Rogério Bosco, e disse se sentir honrado com essa escolha, vinda de representantes do povo, entregue “na casa do povo”, e que se baseia num sentido de coletividade. Para Marcelo, o poder só tem sentido se voltado ao coletivo. Por isso, dedicou a honraria à UFSJ.

Novamente na tribuna, o sétimo dirigente da Federal de São João del-Rei, lembrando que Tancredo Neves também sonhou com a criação de uma universidade no município, declarou: “Nós, professoras e professores, oferecemos a possibilidade de um novo futuro, a partir da esperança de construção de um mundo melhor. Carreguem em seus corações na mais alta estima a UFSJ.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...