quarta-feira, 27 de abril de 2022

UFSJ É HOMENAGEADA EM SESSÃO SOLENE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL REI


Em cerimônia realizada na última terça, 19, no plenário da Câmara Municipal de São João Del-Rei, a Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) foi agraciada com a Medalha Tancredo Neves, em reconhecimento às ações de enfrentamento à pandemia da covid-19 junto à comunidade sãojoanense. A homenagem foi proposta pelo vereador Rogério Bosco da Silva (PT).

Horas antes da solenidade, durante sessão ordinária do Legislativo municipal, o reitor Marcelo Pereira de Andrade foi convidado à tribuna, para falar sobre o alcance da Universidade para a cidade e região. Marcelo destacou “a alegria e o alívio” do retorno presencial integral às atividades letivas e administrativas da UFSJ, em todos os seus seis campi, nas cidades de São João del-Rei, Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas. 

“O retorno às nossas atividades traz também leveza e juventude para todos nós. Foram dois anos de um outono longo, em que vivemos momentos difíceis, uma tragédia humanitária que – se não fosse pelo SUS e pelos bravos e bravas profissionais de saúde que lutaram para salvar vidas –, teria sido ainda maior.”

O reitor ainda fez questão de ressaltar seu orgulho por pertencer ao serviço público federal e, em especial, por integrar o quadro funcional da UFSJ. Foi pelo empenho de toda a comunidade acadêmica que a Universidade se reinventou, entendendo o potencial motivador de um panorama que se mostrava desesperador. Por meio de projetos de pesquisa e extensão, de parcerias com entidades locais, e da manutenção do investimento público nos municípios mineiros em que se insere, a UFSJ foi capaz de fazer mais do que se podia imaginar.

Esse investimento, em São João del-Rei, que empresta seu nome à universidade federal, gera significativo impacto orçamentário local e regional. Com base nas despesas de 2021, que abrangem manutenção, alocação de mão-de-obra, custos gerais, reformas, obras, equipamentos, material permanente e consumo, fundos de pesquisa, de extensão, de ensino e assistência estudantil, mais folha de pagamento, a movimentação de recursos na cidade ultrapassa R$ 236 milhões. 

“A UFSJ contribui e muito com a economia, com a educação, com a cultura. Podemos contribuir muito mais”, afirmou Marcelo.

Honraria
Ao receber a Medalha Tancredo Neves, o reitor agradeceu a indicação de seu nome ao vereador Rogério Bosco, e disse se sentir honrado com essa escolha, vinda de representantes do povo, entregue “na casa do povo”, e que se baseia num sentido de coletividade. Para Marcelo, o poder só tem sentido se voltado ao coletivo. Por isso, dedicou a honraria à UFSJ.

Novamente na tribuna, o sétimo dirigente da Federal de São João del-Rei, lembrando que Tancredo Neves também sonhou com a criação de uma universidade no município, declarou: “Nós, professoras e professores, oferecemos a possibilidade de um novo futuro, a partir da esperança de construção de um mundo melhor. Carreguem em seus corações na mais alta estima a UFSJ.”

Nenhum comentário: