quinta-feira, 12 de maio de 2022

COMPLEXO HOSPITALAR DE BARBACENA É INAUGURADO


O Complexo Hospitalar de Barbacena (CHB), que reúne o Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo (HRB-JA) e o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB) foi inaugurado na última sexta-feira, dia 6, em Barbacena. O evento contou com a presença de autoridades, como o governador Romeu Zema, o secretário de estado de saúde, Fábio Bacheretti, o prefeito municipal Carlos Du, o Presidente da Câmara Municipal de Barbacena Professor Nilton Cézar, entre outros.

O Complexo irá ampliar os serviços prestados aos 51 municípios que, juntos, têm população de cerca de 800 mil habitantes e irá fortalecer a Linha de Cuidado do Adulto.

Com o CHB haverá estruturação e a habilitação de leitos de cuidados prolongados e maior proximamente assistencial entre as unidades. São mais de R$ 2,9 milhões investidos em equipamentos. Além disso, através do programa Valora Minas foi inaugurado no CHB 11 leitos de AVC integral e seis leitos de AVC agudo e oito leitos cirúrgicos.

O presidente da Câmara Professor Nilton, ressaltou a importância do complexo. "Isso vai melhorar o atendimento das pessoas que precisam ser salvas. Hoje é um dos dias mais importantes da história recente de Barbacena e região", afirmou.

O governador Romeu Zema lembrou da necessidade da aproximação entre município e estado, para o bom funcionamento dos trabalhos. "Isso tem acontecido de forma cada vez mais ampla no Estado. Eu sempre estive envolvido em gestão e gestão é trabalho de equipe, é trabalho de time. O governo do Estado sozinho pode muito pouco, mas quando trabalha em conjunto com os municípios, ele amplia muito o seu nível de atuação. Para o Estado fazer um bom trabalho para os mineiros é fundamental que as prefeituras estejam trabalhando juntos", ressaltou Zema.

O Governo do Estado também firmou um aumento de R$ 2,3 milhões nos repasses anuais para o Complexo, para aprimorar o atendimento à população por meio da ampliação de leitos e aumento da resolubilidade nas especialidades de média e alta complexidade.

Nenhum comentário: