sexta-feira, 20 de maio de 2022

HCSL REALIZA DE FORMA INÉDITA ENDOSCOPIA DE COLUNA EM POUSO ALEGRE


O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) realizou um procedimento inédito no mês de abril em Pouso Alegre, no Sul de Minas. O neurocirurgião Sávio Reis realizou uma endoscopia de coluna em uma paciente de 78 anos que sofria com uma hérnia de disco.

“Com a evolução da tecnologia e a estrutura oferecida pelo Hospital Samuel Libânio realizamos novos procedimentos em prol do paciente. Neste caso, optamos pela abordagem endoscópica que é minimamente invasiva e feita com um corte menor, muito menos agressivo para o paciente. A recuperação é muito mais rápida, sem necessidade de internação, e os riscos para o paciente são muito menores. Para se ter uma ideia, nossa paciente foi para casa no mesmo dia que realizamos a endoscopia”, conta Sávio Reis, que atua desde 2016 no HCSL.

Sávio explica que a hérnia de disco é uma doença da coluna vertebral, sendo mais comum na região lombar. “Na coluna, um disco separa uma vértebra de outra vértebra. Esse disco serve como uma espécie de amortecedor absorvendo o impacto. Esse disco pode extravasar o conteúdo dele do local, onde fica normalmente, e isso pode comprimir o nervo que sai da coluna e vai para a perna, que forma o nervo ciático. Normalmente, quando isso acontece o paciente tem muita dor no trajeto, que começa na coluna e desce até a perna. É uma dor incômoda, limitante e intensa, que tira a mobilidade do paciente”, explica o neurocirurgião do HCSL.



O médico especializou-se na nova técnica em São Paulo e trouxe a novidade para o Hospital Samuel Libânio. “A estrutura do HCSL atende muito bem esse tipo de procedimento de alta tecnologia. Nesse caso, foram necessários materiais de vídeo e as pinças especiais usadas neste tipo de procedimento. Trabalhei juntamente com um cirurgião auxiliar, um instrumentador e profissionais de enfermagem”, conta o neurocirurgião Sávio Reis, que é mais um egresso de sucesso profissional da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás).

*Com assessoria da FUVS

Nenhum comentário: