quinta-feira, 16 de junho de 2022

FROTA DA PREFEITURA DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ PASSA A SER RASTREADA


O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e a Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, concluíram mais uma etapa do Projeto Cidades Inteligentes, iniciativa financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), que tem como objetivo a implantação de soluções em Internet das Coisas no município. Esta fase contemplou a instalação de um sistema de rastreamento de toda a frota municipal (carros, motos, vans, caminhões, retroescavadeiras, ônibus, máquinas e tratores), para facilitar o controle de movimentação e a manutenção dos veículos, e ainda gerar economia.

O Inatel ficou responsável pelo gerenciamento e apoio na definição das especificações e pelo acompanhamento técnico do processo de instalação. Segundo Lucas Rocha, gerente técnico do projeto, em uma próxima etapa o sistema será integrado a uma plataforma de monitoramento. “A ideia é transformar dados em informação, como a comparação dos gastos com combustível com o perfil do trajeto de cada veículo”, conta.

“Esse sistema de monitoramento nos permitirá verificar qual o perímetro que os veículos fazem quando estão rodando ou não. Pretendemos como isso ter um maior controle da frota e otimização dos recursos públicos utilizados”, acrescenta o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Públio Teles.

Nenhum comentário: