terça-feira, 28 de junho de 2022

VIVA O CONGO DE MACHADO!


Viva o congo de Machado! No último fim de semana a Praça de São Benedito recebeu os Ternos de Congado machadenses como ato de de pré-lançamento da 106ª Festa de São Benedito que acontece entre os dias 19 e 30 de agosto, em Machado, no Sul de Minas. Foi um dia de muita festividade e alegria para os admiradores dessa cultura tão bonita.

Na oportunidade, as três unidades gestoras da Festa de São Benedito, representadas pela Associação dos Congadeiros, Paróquia Sagrada Família e Santo Antônio e Prefeitura de Machado assinaram o início do processo de revalidação da Festa de São Benedito como patrimônio imaterial e anunciaram o tombamento da histórica imagem de São Benedito.

Além disso, o prefeito Maycon Willian da Silva, o vice-prefeito Joelzinho Mendes, o secretário municipal de Cultura e Turismo João Alexandre Moura e a vereadora Dirce Alves, entregaram a cada grupo cultural a certificação junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) oportunidade para o congo de Machado compor o cadastro dos Reinados e Congados de Minas Gerais, em fase de reconhecimento como patrimônio cultural do estado de Minas Gerais.

Na oportunidade, foram registradas breves entrevistas com os capitães das congadas e caiapó e colhida assinatura do termo de incentivo à cultura popular previsto na lei do Sistema Municipal de Cultura de Machado.

São dezoito ternos de congadas, cinco congadas mirins e um grupo de caiapó, todos cadastrados na Associação dos Congadeiros de Machado, entidade criada na década de 1980, que fortalecem a religiosidade e cultura popular no município.

Um momento de manifestação da fé e um espetáculo, a Festa de São Benedito é esperada por todos os machadenses, com 106 anos de uma rica história, marcante na vida de milhares de pessoas na cidade e esse ano promete contagiar a população com muita qualidade musical, beleza e tradição.

*Com assessoria

Nenhum comentário: