Pular para o conteúdo principal

UNIFAL-MG E CISLAGOS FIRMAM PROTOCOLO DE INTENÇÕES PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Assinatura do Protocolo de Intenções: O protocolo de intenções permite desenvolvimentos de ações conjuntas entre a UNIFAL-MG e o Cislagos

A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Região dos Lagos do Sul de Minas Gerais (Cislagos) firmam protocolo de intenções para o desenvolvimento de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, e para prestação de serviços na área de saúde. A parceria foi formalizada em reunião do consórcio, realizada no dia 30 de junho, na Unidade Educacional Santa Clara, em Alfenas, com a presença de prefeitos e secretários de saúde das cidades integrantes do consórcio.

O objetivo é a cooperação para o desenvolvimento de projetos e atividades voltadas para formação de recursos humanos, desenvolvimento ou difusão de tecnologias, editoração e publicação, planejamento e desenvolvimento institucional, realização de eventos, simpósios e congressos e prestação de serviços de medicina, odontologia, farmácia, fisioterapia, enfermagem e outros.

Na reunião de assinatura do protocolo de intenções, o reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Amadeu Cerveira, reforçou a importância da cooperação entre as prefeituras e a universidade. “Nós precisamos do apoio das prefeituras para o bom funcionamento da UNIFAL-MG e a UNIFAL-MG pode oferecer serviços e apoios significativos para as cidades da nossa região”.

Conforme o reitor, ideias como o Cislagos, ao reunir 41 municípios na promoção e assistência à saúde e trabalhar de maneira cooperativa e coordenada, potencializam a qualidade do serviço do Sistema Único de Saúde (SUS). “O SUS foi absolutamente fundamental para salvar vidas e é absolutamente fundamental para manter a qualidade de vida da nossa população. E quem faz o SUS chegar à população são os municípios”, completou.

O professor Sandro Cerveira também ressaltou que a universidade está aberta ao diálogo e à parcerias com todas as prefeituras, independentemente da corrente partidária dos prefeitos, para que os serviços de ensino, de pesquisa e de extensão possam chegar à população. “Nós fazemos políticas de gestão que visam o bem comum”, destacou o reitor.

Por meio da cooperação firmada, ambas instituições poderão estimular e programar ações conjuntas. Os termos específicos das ações desenvolvidas em parceria serão definidas e detalhadas mediante a celebração de acordos para cada atividade. O protocolo de intenções com a UNIFAL-MG tem duração de cinco anos, podendo ser renovado após esse período. Atualmente, são realizados mais de 90 mil atendimentos anuais por meio do Cislagos.

A pauta da reunião também apresentou o Programa Abraçar, desenvolvido entre o Cislagos e a empresa Boehinger, para realização de espirometrias, exame para medir a entrada e saída de ar dos pulmões, por meio do Consórcio.

*Com informações da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/