terça-feira, 30 de agosto de 2022

UFLA RECEBE MISSÃO DE ESTUDOS DE MOÇAMBIQUE PELO PROJETO CAMINHOS DO ALGODÃO


Foi realizada na última quarta-feira, dia 24, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), a solenidade de abertura da “Missão de estudos Moçambique - etapa UFLA”, de capacitação de agentes do país africano envolvidos com a produção de algodão. A iniciativa integra o projeto de cooperação técnica “Caminhos do Algodão”, celebrado entre instituições de Moçambique e do Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE).

Representantes da delegação de Moçambique presentes no evento endossaram a importância das cooperações técnicas com o Brasil e falaram sobre as expectativas com o projeto. De acordo com a diretora de projetos do Instituto do Algodão e Oleaginosas de Moçambique, Dercia Bai-Bai Guedes, o instituto atua com base no tripé produção, mercado e formação, mas possui limitações para avançar na área de formação. “Esse projeto vem suprir nossa lacuna na área de formação. O conhecimento é, hoje, nosso calcanhar de Aquiles”.

No Brasil, além da ABC e da UFLA, participam do projeto “Caminhos do Algodão” o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), os institutos federais do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), de Goiás (IFG) e de Brasília (IFB), com apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

Nenhum comentário: