Pular para o conteúdo principal

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VARGINHA RECEBE ARMAS DE FOGO PARA SEU EFETIVO


A entrega aconteceu durante cerimônia realizada na última sexta-feira, 16, no auditório do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Varginha (INPREV), pelo prefeito Vérdi Melo acompanhado do ex-prefeito Antônio Silva. Participaram ainda autoridades locais, e os comandantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiro , do Tiro de Guerra e representantes da Polícia Civil.

Ao todo foram recebidas 60 pistolas .40 e 5 espingardas calibre 12. Para a utilização desse armamento, o efetivo da GCMV passou por curso de capacitação obrigatória, quando receberam instruções teóricas e práticas e posterior aprovação nos testes psicológicos, além de capacidade técnica para o manuseio de arma de fogo curtas e longas.

Em seu pronunciamento o prefeito Vérdi Melo ressaltou a importância da entrega de armas de fogo para a GCMV. “A Guarda Civil Municipal de Varginha é referência regional para as demais Guardas Municipais, alcançando um lugar de destaque até mesmo entre as Guardas Municipais de todo o País e, como tal, vem crescendo de forma consistente e exponencialmente, sendo inevitável que esse grande passo fosse dado.A Guarda tem como função, além de zelar pela segurança da população, cuidar do patrimônio público, e arma-la e nosso compromisso”.

O procurador-geral do Município, Evandro, Santos, falou sobre o Decreto, o qual autoriza o uso do armamento apenas quando os agentes estiverem em serviço, e fez um alerta: os guardas civis municipais não tem Forum Especial, por prerrogativa da função e, em caso de grave irregularidade no uso do armamento poderão ser julgados pela Justiça comum, inclusive pelo Procedimento especial do tribunal do júri, explicou o Procurador que reforça a importância do Decreto.

Em seu pronunciamento o ex-prefeito Antônio Silva falou do seu carinho para com a Guarda e destacou a importância da sua atuação ao lado de outras forças de segurança. Ele ainda parabenizou o prefeito Vérdi Melo por estar investindo no fortalecimento da Guarda Civil Municipal de Varginha.

“A Guarda Civil Municipal de Varginha, com os apoios irrestritos do ex-Prefeito Antônio Silva e do atual prefeito Verdi Lúcio Melo, passa a fazer parte do seleto rol de Guardas Municipais do País que trabalham armadas. É um marco na nossa história, que ao longo dos seus mais de 18 anos de existência, vem provando seu real valor e se firmando como órgão competente naquilo que se propõe a fazer, objetivando sempre a prestar relevantes serviços a toda a comunidade varginhense”, ressaltou o diretor Marcos Cleber.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...