Pular para o conteúdo principal

FAZENDA MATO DENTRO É TRANSFORMADA EM MUSEU RURAL EM LAVRAS

Fazenda Mato Dentro, atualmente chamada de Bonserá do Madeira

O município de Lavras é rico em história e cultura. Nos últimos anos, movimentos tem sido feitos para resgatar e fortalecer os patrimônios históricos e culturais da cidade. Lavras possui locais ainda pouco conhecidos por parte da população e historicamente esquecidos. É o caso da Fazenda Mato Dentro. Quem passa pela Rodovia Zito de Abreu (Estrada do Madeira), olha ao longe um imponente casarão da época áurea das construções, porém nem imagina a história que este monumento histórico guarda.

A casa, originalmente chamada de Fazenda Mato Dentro, foi erguida em 1752, por João Custódio Pereira. O local ainda preserva muros de pedra construídos por escravos, antigas senzalas, arquitetura, "caminhos de tropeiros" com muros de arrimo, entre outros detalhes históricos.

A Mato Dentro, atualmente chamada de Bonserá do Madeira, margeia o Ribeirão Vermelho, córrego que deu origem à cidade de Lavras, na época dos bandeirantes, e a propriedade é cortada pela Estrada Real.

Visando resgatar o local e torná-lo oficialmente um novo ponto turístico do município de Lavras, agora sob a gestão da Associação Mineira de Cultura e Educação Patrimonial (AMCEP), foi configurado no espaço interno uma biblioteca, brinquedoteca, sala de projeção para exibição de filmes e palestras, sala de Coro e Orquestra popular e também o Museu Rural.

O espaço é aberto ao público para o incentivo à leitura e oferece oficinas de música e produção audiovisual, apresentações e seminários sobre cultura tradicional de Lavras e do Campo das Vertentes.

Atualmente, a AMCEP está correndo contra o tempo para se manter, devido a falta de apoio. Em seus projetos, a entidade promove a capacitação de jovens para o fomento do desenvolvimento do turismo, cultura e economia criativa, por meio da preservação, valorização e difusão da cultura.

A AMCEP tem como representante o músico e professor Ewerton de Brito, no qual possibilita, com a associação, convênios com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e com a Universidade de Roma Tor VErgata, além de outras associações italianas.

Serviço
Fazenda Mato Dentro - Museu Rural, atualmente chamada de Bonserá do Madeira
Atrações: Museu, biblioteca, eventos, coro cênico e orquestra popular, Projeto Lavras Registra (oficinas de produção audiovisual), saraus, seminários, passeio turístico, Central de Apoio ao Trilheiro (CAT), etc.
Endereço: Rodovia Zito de Abreu (Estrada do Madeira), km 6, Zona Rural - Lavras/MG

Aberto ao público, sob agendamento

Contato: e-mail: amcepbr@gmail.com WhatsApp (35) 9 9899-6002
Site: www.amcepbr.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...