quarta-feira, 8 de março de 2023

MODELO DE CASAS POPULARES PRÉ-MOLDADAS PODE SER IMPLANTADO NA REGIÃO


O prefeito de Perdões Hamilton Resende Filho (Teco) e o vice Totonho, estiveram no Estado do Paraná onde, acompanhados de outros vinte prefeitos de Minas Gerais, entre eles Giuliano Ribeiro de Ingaí e Écio Rezende de Luminárias.

Os chefes do Executivo fizeram uma visita a empresa que fornece casas populares pré-moldadas que poderão ser instaladas em nosso município.

As chamadas casas pré-moldadas já vêm sendo utilizas em alguns municípios brasileiros há algum tempo, como é o caso de Pereira Barreto, cidade do interior de São Paulo. Este modelo traz rapidez, economia e praticidade: no tempo de construção de uma casa convencional é possível construir aproximadamente sete domicílios no estilo pré-fabricado.

A estrutura da casa é toda fabricada no chão, depois erguida para a montagem conforme rigoroso planejamento, tanto em posicionamento como o travamento das peças e solidarizações previstas. Concluída a montagem, resta somente o acabamento, que é quando os arremates finais acontecem.

Essa tecnologia indica que algumas etapas do processo de construção ocorrem de forma quase que industrial, ou seja, em larga escala e linhas de montagem, por vezes nas fábricas, por vezes no próprio local do empreendimento.

As paredes são produzidas em painéis de concreto na posição horizontal, e não se assentando tijolos verticalmente, o que demandaria muito mais tempo.

Os custos também são menores, já que demanda menos tempo para a construção, consequentemente reduzindo as despesas com pessoal nas construções, além de barateamento no material, já que os moldes podem ser utilizados nas outras construções, reduzindo em cerca de 20% os custos de fabricação segundo a Associação Brasileira de Construção Industrializada de Concreto (Abcic).

*Pesquisa e edição, Sebastião Filho

Nenhum comentário: