Pular para o conteúdo principal

TREM NOTURNO TEMÁTICO, "INCONFIDÊNCIA MINEIRA", MARCA O FERIADO DE TIRADENTES

Além desta iniciativa inédita, a Maria Fumaça funcionará com quadro de horários ampliados

Para marcar as celebrações do Dia de Tiradentes, em 21 de abril, e lembrar a Inconfidência Mineira – movimento contra a Coroa portuguesa que ocorreu na então capitania de Minas Gerais em 1789 –, a Maria Fumaça, administrada pela VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos –, realizará dois passeios noturnos com o tema “Inconfidência Mineira”. Uma viagem partirá às 18h de São João del-Rei em direção a Tiradentes, no Campo das Vertentes (Minas Gerais), e a outra sairá de Tiradentes para São João del-Rei às 19h.

A atração faz parte de uma programação especial desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São João del-Rei e o Conselho de Turismo (Comtur) deste município. De acordo com a supervisora do Trem Turístico da VLI, Cibelle Oliveira, entre as iniciativas está a apresentação do grupo de teatro Balbúrdia com a peça: “Os Autos da Devassa: A Inconfidência Mineira como nunca foi contada”, na Estação da Maria Fumaça em São João del-Rei, às 17h do dia 21 de abril.

“Este é um feriado bem significativo para a região e, como a Maria Fumaça sempre atrai turistas de todo o país e do mundo, ela circulará com um quadro de horários ampliado durante todo o feriado de Tiradentes. Serão 16 viagens para que os passageiros possam apreciar o passeio feito ao longo de 12 km de travessia por uma belíssima diversidade ecológica e paisagens que ainda preservam a arquitetura do século XIX”, destaca Cibelle Oliveira. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui.

Além disso, a supervisora frisa que o Museu Ferroviário, inaugurado em 28 de agosto de 1981 por ocasião do centenário da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), estará aberto à visitação. “Ele é o maior centro de preservação da história ferroviária do Brasil e a entrada é gratuita. A grande relíquia do museu é a locomotiva que transportou Dom Pedro II e sua comitiva na inauguração da EFOM, em 1881”, conclui.

Parceria
O secretário municipal de Cultura e Turismo de São João del-Rei, Marcus Frois, ressalta que o evento, realizado na Estação da Maria Fumaça, pelo município com a VLI, é significativo para o turismo local. “Esta parceria agrega, e muito, para São João del-Rei e região. Resgatamos o trem noturno que, com o tema ‘Inconfidência Mineira’, terá um visual totalmente diferenciado e passeios em um clima agradabilíssimo, porque estamos agora no período do outono. Agradecemos a parceria e queremos, cada vez mais, trazer para São João del-Rei aqueles que se interessam por diversidade cultural, nossa arquitetura e história”, destaca Marcos Frois.

Passagens
A venda de passagens será feita por meio das bilheterias, nas estações de São João del-Rei e Tiradentes, bem como pela internet. Pela web, clique no link do Guichê Virtual, para ser direcionado ao site responsável pela venda de passagens do trem turístico.

A tarifa inteira para ida é de R$ 70 e a inteira ida e volta custa R$ 140. A entrada é gratuita para crianças de 0 a 5 anos (no colo), mediante apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade. Têm direito à meia-entrada (50%): crianças de 6 a 12 anos, com a apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade; estudantes com carteirinha válida no período e identidade com foto; pessoas com deficiência portando carteirinha ou laudo médico; e pessoas a partir de 60 anos, apresentando documento de identidade com foto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3371-8485.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...