quinta-feira, 25 de maio de 2023

SISTEMA FAEMG SENAR PRESENTE NO II FESTIVAL DO QUEIJO E PRODUTOS DA TERRA


O Sistema Faemg Senar é um dos parceiros na realização do II Festival do Queijo e Produtos da Terra que ocorrerá de 25 a 28 de maio, no Parque de Exposições e Eventos José de Oliveira Mota, em Itamonte. Durante o evento, também haverá, em 27 de maio, o concurso de queijos Mantiqueira de Minas.

O festival de queijos visa a valorização dos produtos produzidos em Itamonte, permitindo que os visitantes do evento conheçam mais profundamente as iguarias típicas do município, como truta, pinhão, cogumelos, mel, cervejas artesanais, entre outras. E sendo o queijo um dos produtos que mais se destaca em qualidade e variedade em Minas Gerais, o concurso realizado reforça toda a tradição do município na produção de queijos artesanais, sendo que alguns deles, já receberam premiações e certificados internacionais.

Em Itamonte, o Sistema Faemg Senar atende 40 produtores de queijos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria. De acordo com o gerente do Sistema em Varginha, Caio Oliveira, essa é uma forma de oferecer mais profissionalização, qualidade e valor à produção. “Para que produtores rurais consigam sobreviver em um mercado tão competitivo e exigente, é preciso que se tornem mais eficientes, com a adoção de tecnologias, melhorias na gestão e maior eficiência técnica e econômica. É por isso que o Sistema Faemg Senar está cada vez mais alinhado com as particularidades da cadeia produtiva, a fim de promover mais profissionalização e rentabilidade aos produtores de queijo de Itamonte”, diz.

Queijos artesanais Mantiqueira de Minas
Os queijos artesanais da Mantiqueira de Minas possuem características próprias e se diferem no modo de fazer do Queijo Minas Artesanal (QMA). Eles utilizam fermento e ainda são aquecidos durante a produção. Além disso, a altitude, o clima, a geologia, a água e o pasto, somados ao conhecimento dos produtores, conferiram singularidade a esses produtos. Hoje, a iguaria movimenta a economia da região, além de contribuir com o desenvolvimento social, melhorando a vida dos habitantes locais. São reconhecidas como produtoras do “Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas”, as cidades de Alagoa, Aiuruoca, Baependi, Bocaina de Minas, Carvalhos, Itamonte, Liberdade, Itanhandu, Passa Quatro e Pouso Alto.

Nenhum comentário: