quarta-feira, 28 de junho de 2023

CONCAFÉ CEDE MEDIDORES DE UMIDADES PARA PRODUTORES RURAIS DE SANTANA DA VARGEM


A Secretaria Municipal de Agropecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Santana da Vargem, no Sul de Minas, recebeu nesta terça-feira, dia 27 de junho, os medidores de umidade cedidos pelo Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café (ConCafé). Agora, os pequenos agricultores de Santana da Vargem podem medir a umidade de seu café para armazenamento, sem nenhum custo adicional. 

O uso do equipamento é essencial para verificar o teor de umidade contido no grão. O medidor de umidade é uma ferramenta a mais que o produtor pode ter em sua propriedade para conhecer melhor o seu produto. 

De acordo com a portaria do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), após a secagem o ideal é que a umidade do grão se mantenha entre 10% e 12%, índices que seguem normas do Ministério da Agricultura. Menor que 10% de umidade pode haver a quebra do grão e a perda de peso. Acima de 12% a umidade pode levar o grão ao branqueamento e a micotoxinas provocadas por fungo. Fora desses percentuais a umidade afeta diretamente o sabor, a qualidade e o preço do produto.

Criado em 2015, o ConCafé surgiu com os objetivos de integrar, desenvolver e valorizar a cafeicultura da região Sul e Sudoeste de Minas Gerais, que juntas compreendem a maior região produtora de café do mundo. O consórcio representa a cafeicultura presente nos 48 municípios consorciados.

Nenhum comentário: