sexta-feira, 16 de junho de 2023
CONSELHO DA UFSJ SE MANIFESTA EM APOIO À PRESERVAÇÃO DA SERRA DE SÃO JOSÉ E DO LENHEIRO
O Conselho Universitário da Universidade Federal de São João del-Rei (CONSU/UFSJ), reunido na tarde do último de 5 de junho, manifestou preocupação e repúdio a tentativa de privatização de parte da Serra de São José, por meio de leilão da área conhecida como área de mangue, ocorrido no último dia 22 de maio de 2023 e suspenso no último momento por liminar concedida à Prefeitura Municipal de Tiradentes.
A Serra de São José, que está no entorno da cidade de Tiradentes e se estende a outros municípios, como Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, Prados e Coronel Xavier Chaves, é parte importante de um bioma que compreende também a Serra do Lenheiro. Esse conjunto possui interesse biológico, arqueológico, geomorfológico, entre outros. Faz parte do patrimônio histórico, natural e turístico da região. Há populações, localizadas nos municípios vizinhos, que podem ter sua vida diretamente afetada por qualquer alteração nesse bioma, área também de mananciais.
"O CONSU apoia ainda a criação de grupos de trabalho, visando à criação de Observatório do Meio-Ambiente, de caráter multidisciplinar, a ser composta por professores, pesquisadores, técnicos e outras pessoas interessadas na preservação do meio-ambiente", destaca em nota.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário