Pular para o conteúdo principal

PARCERIA INÉDITA NA REGIÃO FORTALECE A VINDA DO CURSO DE MEDICINA PARA VARGINHA


Na última quarta-feira, dia 21 de junho, o Grupo Educacional Unis deu mais um importante passo no processo de trazer o aguardado curso de Medicina para Varginha, através do estabelecimento de uma parceria única e inédita no município.

Com a presença do presidente da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (Fepesmig), professor Luiz Carlos Vieira Guedes, do reitor do Unis, professor Felipe Flausino, do vice-reitor, professor Ricardo Morais Pereira, do chanceler professor Stefano Barra Gazzola e do coordenador do projeto do curso de Medicina do Unis, Gustavo Eugênio, foram recebidos na Cidade Universitária o secretário executivo do CISSUL SAMU, Filipe Augusto Batista de Souza e o procurador Guilherme Tadeu Ramos Maia, com o propósito de formalizar a assinatura de um Termo de Cooperação entre o SAMU e o Grupo Unis voltado a fortalecer o curso de Medicina.

Além de inédita para a região, esta parceria firmada entre o Unis e o SAMU é fundamental para os alunos terem, desde o começo da formação médica, noções básicas e avançadas em relação ao atendimento de urgência, bem como acesso ao serviço de regulação e legislação médica na urgência. “A educação desde cedo aos alunos irá propiciar um maior conhecimento e segurança para os futuros atendimentos. E quem irá ganhar com isso será a população em qualidade de atendimento. Trabalhei no SAMU alguns anos, além de ter sido coordenador médico do CISSUL SAMU e sei da importância deste serviço à população. Essa parceria será um sucesso!”, comentou Gustavo Eugênio.

Essa reunião aconteceu após outros encontros realizados entre as diretorias do SAMU e do Unis, onde foram apresentados todos os detalhes do ptojeto do curso de Medicina do Unis, com foco em pontos importantes em relação aos serviços de urgência e emergência.

“Neste processo de estabelecimento do curso de Medicina para Varginha, fazemos questão de destacar o peso de toda a trajetória do Unis com a saúde de Varginha e região através de trabalhos realizados ao longo de mais de 20 anos de atuação acadêmica junto à comunidade, e também com a formação de centenas de profissionais em áreas diversas da saúde como Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Medicina Veterinária, Psicologia, Biomedicina, Estética, beneficiando enormemente a região em que atuamos. Este é mais um passo em direção à evolução da saúde oferecida para a nossa gente e de novas oportunidades acadêmicas e profissionais para nossos alunos”, reforçou o reitor professor Felipe Flausino.

Essa importante parceria para o projeto do curso de Medicina do Unis visa principalmente o treinamento nas áreas de urgência e emergência para os futuros médicos que atuarão na região, que precisam dessa capacitação e treinamento para um cenário tão importante como o atendimento de emergência, oferecendo aos estudantes também uma oportunidade única de aprendizado que reflete em benefícios diretos para a população local.

“A assinatura desse convênio entre o CISSUL SAMU e o Grupo Unis, na construção do curso de Medicina aqui na região, nós acreditamos que é um avanço muito grande que vai trazer melhorias tanto para o SAMU, com a criação de novas vagas para profissionais da saúde que vão beneficiar muito a região, como também para o Unis trazendo a nossa visão de Urgência e Emergência para a universidade, além das parcerias com a Extensão do Unis, através dos profissionais em formação que certamente serão de grande ajuda para questões diversas envolvendo a atuação do SAMU. Hoje é um dia de avanço para a região!”, concluiu Filipe Augusto Batista de Souza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.