terça-feira, 11 de julho de 2023

DUDU É OURO NOS 800 METROS DO TROFÉU BRASIL LOTERIAS CAIXA DE ATLETISMO


Numa etapa marcada pela disputa de provas de meio fundo e fundo na pista do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, o mineiro de Lavras, Eduardo Ribeiro, o Dudu, e a paranaense Flávia Maria de Lima venceram os 800 m no Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo, que terminou neste domingo, dia 9 de julho, A competição teve entrada franca para o público e transmissão ao vivo da TV Brasil Atletismo.

Os 800 m são uma prova emblemática para o atletismo do Brasil, que tem em sua história o campeão olímpico Joaquim Cruz e o campeão mundial Zequinha Barbosa - está em Cuiabá, pelo Programa Ídolos do Atletismo - e acompanhou a disputa.

Eduardo Ribeiro, o Dudu (EC Pinheiros-SP), comemorou o tricampeonato do Troféu Brasil nos 800 m - venceu com o tempo de 1:47.12. "Fiz uma prova boa e estou feliz por ser campeão mais uma vez, mas já corri quatro vezes este ano para 1:45 e ainda espero correr na casa do 1:44", disse Dudu, que teve uma crise de asma em sua recente viagem para a Europa e nem conseguiu fazer todas as provas programadas para ele lá fora. "Esperava correr 1:44, mas fiquei doente", explicou Dudu, nascido em Lavras e que vive e treina em Bragança Paulista, São Paulo.

Dudu, de 22 anos, tem como melhor marca pessoal o tempo de 1:45.10, do Torneio Internacional Loterias Caixa – GP Sul-Americano Adhemar Ferreira da Silva de Atletismo, feito em maio, em Bragança. "Quero agradecer ao meu treinador Clodoaldo Lopes do Carmo pelo tricampeonato, ao meu clube e ao Exército brasileiro." Também gostou de ver as arquibancadas cheias em Cuiabá. "Isso empurra a gente."

Sua meta continua sendo correr os 800 m em 1:44 e Dudu terá pela frente o Campeonato Sul-Americano de Atletismo, de 28 a 30 de junho, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo.

Guilherme Kurtz (UCA-SC) ficou com a medalha de prata (1:47.22) e Leandro Prates (EC Pinheiros) com a de bronze (1:47.70).

O Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio das Loterias Caixa e do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do SESI, da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS.

*Com Assessoria da CBAt

Nenhum comentário: