Pular para o conteúdo principal

MUTIRÃO DE ALTERAÇÃO DE PRENOME E GÊNERO DE PESSOAS TRANSGÊNERO EM LAVRAS


A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) está com as inscrições abertas para o “Mutirão de Alteração de Prenome e Gênero de Pessoas Transgênero”, em Lavras, no Sul de Minas.

O objetivo da iniciativa é efetivar a alteração do prenome e gênero junto ao registro civil de pessoas transgênero residentes no município. A ação, que é realizada de forma extrajudicial, promove a dignidade, cidadania e inclusão social deste público, com medidas voltadas ao direito fundamental ao nome e à empregabilidade.

O projeto visa ainda unir instituições públicas e órgãos não governamentais em prol da conscientização da sociedade sobre os direitos da população transgênero.

O mutirão é também uma forma de lutar contra a exclusão dos cidadãos trans e travestis na sociedade civil e na esfera legal, pois ainda há dificuldade para a alteração em cartórios, principalmente para aqueles que estão em estado de vulnerabilidade econômica.

Lavras
As inscrições em Lavras se estendem até 31 de agosto. As pessoas interessadas poderão se inscrever na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura Municipal de Lavras.

No caso de dificuldades para obtenção dos documentos, devido aos custos para sua atualização, a Defensoria Pública fará a requisição de forma gratuita.

O mutirão é realizado pela unidade da DPMG em Lavras, com o apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC); do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da CEJUSC; e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de Lavras.


Cidadania e direitos
A defensora pública Tífanie Avellar Carvalho, que está à frente do projeto, observa que os direitos referentes à diversidade sexual e de gênero estão entre os mais violados pela sociedade e pelos poderes instituídos no Brasil, pela simples condição de ‘divergência’ dos padrões morais impostos.

Segundo a defensora pública, “embora este segmento da população viva uma clara violação de seus direitos constitucionais básicos, essas pessoas não procuram as instituições para fazer valer os comandos emanados pela Constituição Cidadã”.

Desde decisão do Supremo Tribunal Federal e de acordo com o Provimento nº 73 de 2018 do Conselho Nacional de Justiça, o procedimento de alteração de prenome e gênero pode ser realizado de forma extrajudicial, diretamente no Cartório de Registro Civil. Entretanto, sob argumento de falta de regulamentação, a gratuidade para pessoas em condições de vulnerabilidade econômica tem sido negada.

SERVIÇO
Mutirão de Alteração de Prenome e Gênero de Pessoas Transgênero – Lavras

Período de inscrição:
01 a 31 de agosto – 2ª à 6ª feira
Horário: 8 às 17 horas
Local de inscrição: Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura Municipal de Lavras, na Rua Governador Milton Campos, s/n, Centro (subsolo do Mercado Municipal)

Informações pelo e-mail:  assistenciasocial@lavras.mg.gov.br

*Da assessoria da DPMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...