terça-feira, 19 de setembro de 2023

ARTERIS FERNÃO DIAS REÚNE ESPECIALISTA EM OCORRÊNCIAS COM PRODUTO PERIGOSO


Nesta quarta-feira, 13 de setembro, a BR-381 foi o palco do simulado de acidente envolvendo carga de produto perigoso. O cenário foi de um engavetamento envolvendo três veículos. Um deles foi uma carreta tanque transportando líquido inflamável, com vazamento decorrente da colisão. Os outros dois foram automóveis com vítimas, sendo uma delas presa nas ferragens, outra ejetada do veículo e mais uma em estado leve.

O objetivo do simulado é reunir especialistas, integrar e capacitar as equipes para que em situações desta natureza saibam a melhor maneira de conduzir o atendimento, garantindo a segurança dos usuários, agilidade na fluidez do tráfego e preserve a própria integridade física.

Imprensa e convidados presentes, puderam acompanhar todo o processo de ocorrência de um acidente real. Como parte do processo, o evento contou com a participação das equipes de atendimento da Arteris Fernão Dias, BR-Vida, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros (COBOM), do grupo de soluções ambientais Ambipar, NEA e IBAMA. Um dos pontos altos foi a participação da aeronave da PRF, que realizou o deslocamento de uma das vítimas em estado grave para o atendimento médico emergencial.

Para todo o sucesso do simulado, além do trabalho e sintonia da equipe Arteris Fernão Dias, parcerias como a transportadora Transpedrosa foram fundamentais. “Com todo o processo realizado, foi possível ter a percepção da importância da agilidade no atendimento de toda equipe, desde a primeira ligação, até a chegada da viatura de atendimento. Um segundo faz toda a diferença, quando falamos da valorização da vida”, destaca o gerente de Operações, Edivaldo Braga.

O Centro de Controle Operacional (CCO) é a base da operação durante um acidente. É fundamental para o andamento das ações e resolução do cenário. No simulado, o usuário solicitou o apoio da concessionária por meio do telefone. Após o registro, a solicitação foi encaminhada para o CCO que direcionou uma viatura operacional para o local e posicionou a câmera de monitoramento para acompanhar a ocorrência. Além do 0800, em casos de acidente, as informações das ocorrências podem chegar até a concessionária pelo sistema de CFTV ou inspeção das viaturas operacionais.

Nenhum comentário: