segunda-feira, 13 de novembro de 2023

LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DO CETRAS NO UNILAVRAS


Mais um importante passo foi dado nesta sexta-feira, dia 10 de novembro, para que a região Sul de Minas conte, em breve, com um Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras). Foi realizado no Campus 2 do Unilavras, no Complexo de Clínicas Veterinárias, o lançamento da Pedra Fundamental do Cetras.

O Cetras Lavras tem previsão de inauguração para o primeiro semestre do próximo ano e vai funcionar em uma área de quase 7 mil metros quadrados, disponibilizada pelo Unilavras Centro Universitário, e atenderá mais de 200 cidades da região Sul de Minas Gerais. No espaço, há um complexo de clínicas e laboratórios nos quais funcionam as graduações em Medicina Veterinária e Gestão do Agronegócio do Unilavras. Assim, os alunos contarão com um diferencial na formação e terão uma aprendizagem ainda mais completa com a chegada do Cetras: eles poderão aprimorar habilidades e desenvolver projetos com os animais silvestres atendidos no local.

O espaço terá todas as etapas de atendimento, desde o recebimento, identificação, marcação, triagem, realização de exames clínicos, físico e comportamental dos animais silvestres, até o tratamento, a reabilitação e a devolução ao seu ambiente natural.

Esta é uma parceria do Ministério Público de Minas Gerais, Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais, Instituto Estadual de Florestas, Unilavras e Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande para implementação e operacionalização do Cetras em Lavras.

O descerramento da placa foi uma celebração conjunta, contando com a participação do professor João Antônio Argenta, presidente da Fundação Educacional de Lavras e pró-reitor Administrativo do Unilavras; Andresa Casagrande, representando Rodrigo Caldeira Grava Brazil, promotor de Justiça da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande; Rodrigo Mesquita, presidente da Agência Regional de Proteção Ambiental (Arpa) da Bacia do Rio Grande; e Rita de Cássia Silva Braga e Braga, diretora de Proteção de Fauna do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Diversas outras autoridades ainda marcaram presença no evento, incluindo representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Lavras, Câmara Municipal, Ibama e Projeto Semente. Participaram também técnicos administrativos do Unilavras, além de professores e alunos do curso de Medicina Veterinária.

O lançamento da Pedra Fundamental é um marco que simboliza não apenas mais um passo para a construção do Cetras Lavras, mas também o compromisso coletivo com a preservação da fauna e a educação ambiental na região.

Nenhum comentário: