Pular para o conteúdo principal

1° CONCURSO DE FOTOGRAFIA ALIANÇA ENERGIA ABORDA O TEMA "UHE FUNIL - INTEGRAÇÃO DA ENERGIA COM O MEIO AMBIENTE

Inscrições para alunos do 9º ano da rede pública são gratuitas e vão até 30 de abril

Estão abertas as inscrições para alunos do nono ano do ensino fundamental das escolas públicas das cidades de Ijaci, Lavras, Perdões e Ribeirão Vermelho participarem do 1° Concurso de Fotografia Aliança Energia. A iniciativa busca não apenas incentivar a reflexão sobre a interação entre ser humano, a energia e meio ambiente, mas também promover a sensibilização e inspiração para ações em prol de um futuro sustentável.

Com o tema "UHE Funil – Integração da Energia com o Meio Ambiente", os alunos terão a oportunidade de expressar suas percepções por meio da linguagem da fotografia, capturando elementos da natureza, pessoas, paisagens e arquitetura que representem a relação entre a geração de energia, o homem e o meio ambiente. As imagens produzidas têm o potencial de conscientizar a sociedade sobre as fontes de energia, a importância da responsabilidade socioambiental e motivar outras pessoas a contribuírem para um futuro mais sustentável.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 30 de abril. Para participar, o representante legal do aluno deve preencher e assinar o Formulário de Inscrição, que deverá ser entregue pelo professor responsável no dia da visita dos alunos ao Centro de Educação Ambiental (CEA) da UHE Funil. Cada escola deverá enviar ainda o Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais, Autorização de Uso de Imagem e Cessão de Direitos Autorais dos alunos participantes, devidamente preenchido e assinado pelo representante legal do menor, juntamente com a apresentação de documento com foto.

Durante a visita ao CEA, será destinado um período de até uma hora para a produção das fotografias. Os alunos poderão utilizar máquinas fotográficas, celulares ou tablets para registrar suas imagens.

O concurso será avaliado com base em critérios como criatividade, originalidade, composição fotográfica, qualidade artística, coerência em relação ao valor socioambiental expresso na fotografia e relevância ao tema. As fotografias serão avaliadas em três etapas: seleção pela equipe de responsabilidade social da Aliança Energia, seleção das finalistas por três fotógrafos profissionais e votação pública pelo Instagram.

As fotografias deverão ser encaminhadas para a Aliança até o dia 03 de maio. Os 10 trabalhos pré-selecionados em cada localidade receberão certificado, sua fotografia impressa e emoldurada, além de um kit do participante contendo mochila, caderno e caneta. As 3 fotografias mais votadas em cada localidade pelo Instagram @alianca.energia serão premiadas com um Notebook para o primeiro lugar, um Celular para o segundo lugar e uma Bicicleta para o terceiro lugar.

A premiação dos vencedores e a divulgação dos resultados acontecerão no dia 22 de maio, celebrando tanto o talento dos participantes quanto o compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade pela Aliança.

“O 1° Concurso de Fotografia Aliança Energia é uma oportunidade única para os alunos expressarem sua visão sobre a interação entre a geração de energia e o ambiente, inspirando ações positivas para o futuro de nosso planeta”, destaca Renata Mercês, analista de Relacionamento com Comunidades da UHE Funil.

O Centro de Educação Ambiental Funil (CEA UHE FUNIL) é um espaço educativo projetado para receber visitas escolares interessadas em ampliar seus conhecimentos sobre a importância da geração de energia e da preservação do meio ambiente. As escolas recebem recomendações de visitas e agendam-nas com base no conteúdo programático, complementando as disciplinas desenvolvidas pelas instituições escolares. Durante a visita guiada, os alunos aprendem sobre a geração de energia, o funcionamento do STP (Sistema de Transposição para Peixes) e participam de atividades lúdicas sobre os cuidados e responsabilidades ambientais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.