Pular para o conteúdo principal

1° CONCURSO DE FOTOGRAFIA ALIANÇA ENERGIA ABORDA O TEMA "UHE FUNIL - INTEGRAÇÃO DA ENERGIA COM O MEIO AMBIENTE

Inscrições para alunos do 9º ano da rede pública são gratuitas e vão até 30 de abril

Estão abertas as inscrições para alunos do nono ano do ensino fundamental das escolas públicas das cidades de Ijaci, Lavras, Perdões e Ribeirão Vermelho participarem do 1° Concurso de Fotografia Aliança Energia. A iniciativa busca não apenas incentivar a reflexão sobre a interação entre ser humano, a energia e meio ambiente, mas também promover a sensibilização e inspiração para ações em prol de um futuro sustentável.

Com o tema "UHE Funil – Integração da Energia com o Meio Ambiente", os alunos terão a oportunidade de expressar suas percepções por meio da linguagem da fotografia, capturando elementos da natureza, pessoas, paisagens e arquitetura que representem a relação entre a geração de energia, o homem e o meio ambiente. As imagens produzidas têm o potencial de conscientizar a sociedade sobre as fontes de energia, a importância da responsabilidade socioambiental e motivar outras pessoas a contribuírem para um futuro mais sustentável.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 30 de abril. Para participar, o representante legal do aluno deve preencher e assinar o Formulário de Inscrição, que deverá ser entregue pelo professor responsável no dia da visita dos alunos ao Centro de Educação Ambiental (CEA) da UHE Funil. Cada escola deverá enviar ainda o Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais, Autorização de Uso de Imagem e Cessão de Direitos Autorais dos alunos participantes, devidamente preenchido e assinado pelo representante legal do menor, juntamente com a apresentação de documento com foto.

Durante a visita ao CEA, será destinado um período de até uma hora para a produção das fotografias. Os alunos poderão utilizar máquinas fotográficas, celulares ou tablets para registrar suas imagens.

O concurso será avaliado com base em critérios como criatividade, originalidade, composição fotográfica, qualidade artística, coerência em relação ao valor socioambiental expresso na fotografia e relevância ao tema. As fotografias serão avaliadas em três etapas: seleção pela equipe de responsabilidade social da Aliança Energia, seleção das finalistas por três fotógrafos profissionais e votação pública pelo Instagram.

As fotografias deverão ser encaminhadas para a Aliança até o dia 03 de maio. Os 10 trabalhos pré-selecionados em cada localidade receberão certificado, sua fotografia impressa e emoldurada, além de um kit do participante contendo mochila, caderno e caneta. As 3 fotografias mais votadas em cada localidade pelo Instagram @alianca.energia serão premiadas com um Notebook para o primeiro lugar, um Celular para o segundo lugar e uma Bicicleta para o terceiro lugar.

A premiação dos vencedores e a divulgação dos resultados acontecerão no dia 22 de maio, celebrando tanto o talento dos participantes quanto o compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade pela Aliança.

“O 1° Concurso de Fotografia Aliança Energia é uma oportunidade única para os alunos expressarem sua visão sobre a interação entre a geração de energia e o ambiente, inspirando ações positivas para o futuro de nosso planeta”, destaca Renata Mercês, analista de Relacionamento com Comunidades da UHE Funil.

O Centro de Educação Ambiental Funil (CEA UHE FUNIL) é um espaço educativo projetado para receber visitas escolares interessadas em ampliar seus conhecimentos sobre a importância da geração de energia e da preservação do meio ambiente. As escolas recebem recomendações de visitas e agendam-nas com base no conteúdo programático, complementando as disciplinas desenvolvidas pelas instituições escolares. Durante a visita guiada, os alunos aprendem sobre a geração de energia, o funcionamento do STP (Sistema de Transposição para Peixes) e participam de atividades lúdicas sobre os cuidados e responsabilidades ambientais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.