Pular para o conteúdo principal

CÂMARA APROVA DOAÇÃO DE TERRENO DO CTAN PARA A UFSJ


Uma ótima notícia para a Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ): a Câmara Municipal de São João del-Rei aprovou, em primeira votação, a doação do Campus Tancredo Neves (CTAN) pela Prefeitura de São João del-Rei para a universidade. Trata-se do Projeto 7999, do Executivo Municipal, que repassa, em definitivo para a União, o imóvel e benfeitorias, terreno conhecido como Chácara do Firmo, num total aproximado de 859 mil metros quadrados, onde hoje funciona um dos maiores campus da UFSJ. Anteriormente, o terreno estava cedido em regime de comodato. A votação em segundo turno aconteceu na última terça-feira, dia 20 de março.

A doação aconteceu depois de uma longa articulação que envolveu o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), a Prefeitura de São João del-Rei e a atual Reitoria. Também foi importante a sensibilidade dos vereadores, em especial Lívia Guimarães e Rogério Bosco, ambos do Partido dos Trabalhadores, que presidiram as comissões pelas quais tramitou o projeto. Bosco foi o relator na Câmara que deu o voto favorável. Em seu parecer disse: “Não tive a chance de ter um diploma superior, mas hoje passo junto com todos que estão aqui a fazer parte da história da UFSJ, essa importante instituição, reafirmando sua importância com a doação do CTAN.”

O reitor Marcelo Andrade fez questão de agradecer à iniciativa do prefeito Nivaldo Andrade (UB) e a todos os vereadores de São João del-Rei, uma vez que o projeto foi aprovado por unanimidade, onde todos reconheceram a importância da doação. “Isso mostra não só o valor que o CTAN e a UFSJ têm para a comunidade, mas também o fato de que, quando o assunto é importante, de interesse e bem comum, não importa a legenda dos agentes públicos, mas o interesse da comunidade”, ressaltou. Ele relembra que a doação “era um sonho histórico da comunidade universitária. Desde o início do nosso mandato, temos mantido contato com as autoridades no sentido de que a doação fosse viabilizada”, esclareceu.

*Com assessoria da UFSJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.