Pular para o conteúdo principal

DESEMBARGADOR RAMOM TÁCIO É O NOVO PRESIDENTE DO TRE DE MINAS


Na última sexta-feira, dia 14 de junho, o desembargador Ramom Tácio de Oliveira tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) durante sessão solene (foto) no Pleno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Também o desembargador Júlio César Lorens assumiu a Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral de Minas Gerais.

O desembargador Ramom Tácio passa a ocupar a cadeira deixada pelo desembargador Octavio Boccalini, cujo biênio se encerrou no Tribunal. A cerimônia foi transmitida no canal do TRE no YouTube.

Em seu discurso de posse, o novo presidente do TRE, desembargador Ramom Tácio, demonstrou a sua preocupação com a inclusão social. “Aquilo que um país deixa de fazer a uma parcela menos importante de seu povo, um dia ela pode deixar de fazer por você”, afirmou.

Ramom Tácio também destacou que estamos em uma era virtual, na qual temos o sentimento de que tudo é fugaz e passageiro. Entretanto, temos que respeitar os ritos, que tanto são necessários para a sociedade. Mostrou preocupação com o uso da linguagem simples.

Ele ainda agradeceu a todos pela presença e ao TJMG pela cessão do espaço. Relembrou a sua trajetória profissional, a infância de trabalho e os concursos em que foi aprovado.

O novo presidente, sempre afeiçoado à musica, também inovou em sua posse, com a apresentação de duas canções de sua autoria, uma inclusive em dueto com o filho Henrique. Foi homenageado ainda pelos servidores do seu gabinete no TJMG e pela sua filha Luiza, com a entrega de uma carta e um quadro.

Discursos
Em seu discurso de despedida, o desembargador Octavio Boccalini falou sobre a experiência que foi presidir a instituição: “creio haver cumprido o meu mister”. Afirmou, ainda, saber que “entrega a Presidência a um sucessor honrado e do bem”. Finalizou dizendo: “saio feliz por deixar escrito meus atos mais honestos e éticos”. Na ocasião, recebeu uma placa entregue pela Amagis, em homenagem ao trabalho realizado no TRE.

Em nome da Corte Eleitoral, o desembargador federal Miguel Angelo saudou o empossado. O magistrado destacou a trajetória e as qualidades do desembargador Ramom Tácio, relembrando concursos anteriores que prestaram na mesma época. Ressaltou que o novo presidente conhece de perto a realidade das nossas 304 zonas eleitorais, vivenciada em razão da gestão exitosa à frente da Corregedoria.

Disse, mais, que o presidente Ramom sonha com um país mais justo, democrático e inclusivo. “Presidente, comemore essa conquista, viva intensamente esse momento, somos parceiros nessa jornada. Desejamos muito sucesso “, concluir o magistrado.

Falando em nome do Ministério Público, o procurador regional eleitoral auxiliar, Tarcísio Humberto Parreiras Henriques Filho, ressaltou que a história do TRE de Minas Gerais é a história da democracia. “O TRE continuará a ser conduzido com a harmonia, a paz e a concórdia que sempre testemunhei na Justiça Eleitoral”.

O presidente da OAB-MG, Sérgio Rodrigues Leonardo, registrou que o desembargador Boccalini cuidou de forma muito dedicada da pauta de inclusão, revelando o compromisso com o fortalecimento da democracia e deixou um legado muito importante.

“Agora, com a posse do desembargador Ramom, que já prestou um grande trabalho como corregedor, tenho a certeza de continuará prestando um excelente serviço como presidente”, disse o presidente da OAB.

Sérgio Leonardo concluiu afirmando que o TRE tem a plena confiança da OAB mineira e do cidadão.

Presenças
Além dos que discursaram, diversas autoridades compareceram à cerimônia, entre elas os integrantes da Corte Eleitoral; ex-presidentes do TRE; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; o secretário de estado, Marcelo Aro, representando o Governador de Minas Gerais; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite; a presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes; o prefeito de BH, Fuad Nomam; o presidente da Câmara Municipal de BH, vereador Gabriel Azevedo; a ministra substituta do TSE, Edilene Lobo; o promotor de Justiça Emmanuel Pelegrini, representando o procurador-geral de Justiça do estado; a defensora pública-geral do estado, Raquel Gomes Dias; o presidente do Tribunal de Contas do estado, conselheiro Gilberto Diniz; a presidente do TRT3, desembargadora Denise Alves Horta; o comandante da 4º Região Militar, general de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago Belo; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do estado, desembargador Jadir Silva; o presidente da Amagis, juiz de direito Luiz Carlos Rezende e Santos; dirigentes de outras instituições públicas, desembargadores da ativa, aposentados e representantes de associações ligadas à magistratura.

Conheça a trajetória dos novos dirigentes do TRE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/