Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES DE LAVRAS SÃO PREMIADOS NO 1° CONCURSO DE FOTOGRAFIA ALIANÇA ENERGIA

Premiação celebra jovens talentos e promove a sustentabilidade

Na manhã desta terça-feira, dia 25 de junho, a Casa da Cultura de Lavras foi palco da cerimônia de premiação do 1º Concurso de Fotografia da Aliança Energia. O evento reconheceu os alunos vencedores e destacou a importância da interação entre o ser humano, a energia e o meio ambiente, promovendo a sensibilização e inspiração para ações em prol de um futuro sustentável.

Voltado para alunos do nono ano do ensino fundamental das escolas públicas de Ijaci, Lavras, Perdões e Ribeirão Vermelho, o concurso foi uma iniciativa gratuita que buscou incentivar a reflexão e a criatividade dos jovens. Três escolas de Lavras inscreveram fotos produzidas por seus alunos durante a visitação ao CEA da UHE Funil entre os meses de março e abril: Escola Estadual Francisco Salles, Escola Municipal Itália Cautiero Franco e Escola Estadual Firmino Costa, totalizando 34 fotografias inscritas.

Após rigorosa seleção, 10 finalistas foram escolhidos para a fase de votação popular no Instagram da Aliança Energia, representando suas respectivas escolas: Jamile Andrade dos Santos, Alícia Fátima Souza Gadaga, Miguel Emanuel de Carvalho Oliveira, Felipe José da Silva, Lucas da Silva Souza, Wellysson Santos Petronilho, Gabriel Arcanjo Dias, Kauã Nichollas Gomes da Silva, Eduardo Naves de Oliveira e Antônio Silva Barbosa.

Os prêmios foram para as três fotografias mais votadas: 1o lugar - notebook; 2o lugar - celular; 3o lugar: bicicleta. A campeã foi Jamile Andrade dos Santos, da Escola Estadual Francisco Salles; Alícia Fátima Souza Gadaga, da Escola Municipal Itália Cautiero Franco, em segundo lugar, e Miguel Emanuel de Carvalho Oliveira, da mesma escola, em terceiro.

Tema
Com o tema "UHE Funil – Integração da Energia com o Meio Ambiente", os alunos tiveram a oportunidade de expressar suas percepções por meio da linguagem da fotografia, capturando elementos da natureza, pessoas, paisagens e arquitetura que representem a relação entre a geração de energia, o homem e o meio ambiente. As imagens produzidas têm o potencial de conscientizar a sociedade sobre as fontes de energia, a importância da responsabilidade socioambiental, além de motivar outras pessoas a contribuírem para um futuro mais sustentável.

Os inscritos foram avaliados com base em critérios como criatividade, originalidade, composição fotográfica, qualidade artística, coerência em relação ao valor socioambiental expresso na fotografia e relevância ao tema. A definição dos vencedores ocorreu em três etapas: triagem pela equipe de responsabilidade social da Aliança Energia, seleção das finalistas por três fotógrafos profissionais e votação pública pelo Instagram.

“Quando propusemos esse tema, nossa ideia era realmente provocar uma reflexão sobre a importância de o desenvolvimento ser realmente sustentável, fazendo com que os alunos e a comunidade percebam que é possível e necessário conciliar as novas tecnologias, as indústrias e quaisquer empreendimentos com a preservação ambiental", explica Tatiana Menezes, analista de Relacionamento com a Comunidade da Aliança.

Conscientização e talento
O Concurso de Fotografia da Aliança Energia não apenas revelou talentos locais, mas também ressaltou a importância da conscientização ambiental entre os jovens. As imagens capturadas pelos estudantes refletiram uma profunda conexão com o tema proposto, com potencial de inspirar as pessoas a valorizarem e preservarem o meio ambiente.

A Aliança Energia, ao promover esta iniciativa, reforça seu compromisso com a educação ambienal e a sustentabilidade, incentivando as futuras gerações a pensar criticamente sobre o papel da energia em nossas vidas e a agir em defesa do meio ambiente. A expectativa é que novas edições sejam organizadas, abrangendo ainda mais escolas e alunos, consolidando o projeto como um marco no calendário educativo e ambiental da região. A Aliança Energia reafirma seu papel como catalisadora de mudanças positivas, apostando na criatividade e no engajamento dos jovens para construir um futuro mais sustentável.

Apoie o Jornalismo independente. Doe qualquer valor por meio de Chave PIX e contribua.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...