sexta-feira, 28 de junho de 2024

PROJETO DA LEVA LEVA FISIOTERAPIA E ATIVIDADE FÍSICA A MORADORES DA VILA VICENTINA EM LAVRAS


Para promover o bem-estar físico, um projeto de extensão da Universidade Federal de Lavras (UFLA) vem realizando, semanalmente, atendimentos fisioterapêuticos gratuitos e estimulando a prática de atividade física. As principais beneficiadas são as moradoras da Vila Vicentina, da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), local em Lavras, no Sul de Minas, que abriga as sedes do projeto.

A iniciativa beneficia também outros moradores da cidade. É o que explica o coordenador do projeto e professor da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS/UFLA) Marco Antônio Gomes Barbosa. “Nós trabalhamos com diferentes públicos: prioritariamente, as nove moradoras da Vila e, depois, a comunidade que fica mais ao redor da Vila ou outras pessoas que nos procuram por indicação. É um projeto preventivo e reabilitativo que possui amplo alcance. Tenho muito orgulho disso”, ressalta.

A moradora da Vila Vicentina Iolanda Silva conta que todo esse acompanhamento profissional vem trazendo benefícios para a sua saúde. “As minhas dores começaram com dor nas costas e dor nos braços também. Depois, fiz fisioterapia e, felizmente, melhorou, mas eu tenho esporão calcâneo no pé e essa dor sempre volta. Recentemente, meu pé esquerdo doeu a noite toda, aí fiz a fisioterapia e na noite seguinte já não doeu tanto mais. Ajuda muito.”

Na Vila, os atendimentos são individuais e ocorrem a cada meia hora. Caso o paciente tenha uma patologia, ele será atendido para tratá-la, além de receber também um atendimento preventivo-reabilitativo. As sessões de fisioterapia também podem ser acompanhadas de atividades físicas.

Para garantir que os atendimentos sejam realizados, o professor Marco Antônio conta com a colaboração da bolsista Ana Gabriela de Souza Carvalho, estudante de Educação Física (Bacharelado) da UFLA.

*Da assessoria da UFLA

Você sabia? O Blog O Corvo-Veloz é fruto de produção jornalística independente. Acreditamos no bom jornalismo gratuito e plural. Por isso, você pode contribuir de forma voluntária por está Chave PIX com qualquer valor e ajudar a manter este projeto.

Nenhum comentário: