Pular para o conteúdo principal

PROJETO DA LEVA LEVA FISIOTERAPIA E ATIVIDADE FÍSICA A MORADORES DA VILA VICENTINA EM LAVRAS


Para promover o bem-estar físico, um projeto de extensão da Universidade Federal de Lavras (UFLA) vem realizando, semanalmente, atendimentos fisioterapêuticos gratuitos e estimulando a prática de atividade física. As principais beneficiadas são as moradoras da Vila Vicentina, da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), local em Lavras, no Sul de Minas, que abriga as sedes do projeto.

A iniciativa beneficia também outros moradores da cidade. É o que explica o coordenador do projeto e professor da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS/UFLA) Marco Antônio Gomes Barbosa. “Nós trabalhamos com diferentes públicos: prioritariamente, as nove moradoras da Vila e, depois, a comunidade que fica mais ao redor da Vila ou outras pessoas que nos procuram por indicação. É um projeto preventivo e reabilitativo que possui amplo alcance. Tenho muito orgulho disso”, ressalta.

A moradora da Vila Vicentina Iolanda Silva conta que todo esse acompanhamento profissional vem trazendo benefícios para a sua saúde. “As minhas dores começaram com dor nas costas e dor nos braços também. Depois, fiz fisioterapia e, felizmente, melhorou, mas eu tenho esporão calcâneo no pé e essa dor sempre volta. Recentemente, meu pé esquerdo doeu a noite toda, aí fiz a fisioterapia e na noite seguinte já não doeu tanto mais. Ajuda muito.”

Na Vila, os atendimentos são individuais e ocorrem a cada meia hora. Caso o paciente tenha uma patologia, ele será atendido para tratá-la, além de receber também um atendimento preventivo-reabilitativo. As sessões de fisioterapia também podem ser acompanhadas de atividades físicas.

Para garantir que os atendimentos sejam realizados, o professor Marco Antônio conta com a colaboração da bolsista Ana Gabriela de Souza Carvalho, estudante de Educação Física (Bacharelado) da UFLA.

*Da assessoria da UFLA

Você sabia? O Blog O Corvo-Veloz é fruto de produção jornalística independente. Acreditamos no bom jornalismo gratuito e plural. Por isso, você pode contribuir de forma voluntária por está Chave PIX com qualquer valor e ajudar a manter este projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.