Pular para o conteúdo principal

UFLA INCLUI MAIS UM CURSO E MAIS VAGAS NO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO


O Processo Seletivo Simplificado, nova forma de acesso aos cursos de graduação presencias da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Câmpus Lavras e Paraíso, tem agora 14 novas vagas e mais uma opção de curso: Ciências Biológicas (Licenciatura). As vagas são para ingresso imediato, em 23 de setembro, quando se inicia o período letivo 2024/2. O total de vagas passou para 568 e elas são ofertadas de forma complementar ao Sistema de Seleção Unificada - SiSU e do Processo Seletivo de Avaliação Seriada - PAS.

A novidade é que esse processo seletivo será exclusivamente baseado nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porém, de forma expandida, podendo ser utilizada a nota de qualquer uma das edições realizadas, de 2009 a 2023. O candidato não pode ter zerado na Redação ou ter faltado algum dia de prova. A nota a ser utilizada será extraída do banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), considerando-se a edição do ENEM informada pelo candidato no ato de inscrição.

As vagas disponíveis no PSS estão descritas nos editais que estão disponíveis no site cops.ufla.br (confira o edital complementar e a ratificação, no link no final do texto). O processo inclui a reserva de vagas prevista pela Política de Ação Afirmativa (cotas). Os candidatos que concorrem a vagas reservadas em qualquer uma das oito modalidades definidas no Edital têm o direito de também disputar as vagas de ampla concorrência e as vagas de outras modalidades de reserva da Lei de Cotas, para o mesmo curso em que se inscreveram.

Inscrições
As inscrições serão das 9h do dia 15/8/2024 às 23h55min do dia 28/8/2024. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico https://cops.ufla.br/, na opção Processo Seletivo Simplificado. O formulário de inscrição será disponibilizado somente após o candidato registrar o aceite às normas contidas no Edital.

Sobre o PSS
O PSS é uma forma de ampliar o acesso ao ensino superior, por meio de um processo simplificado para ocupação de vagas disponíveis na UFLA. O processo seletivo será gerido pela Coordenadoria Geral de Processos Seletivos – Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (COPS/DRCA), no que concerne à realização das inscrições, processamento e publicação dos resultados, documentos e avisos oficiais em seu endereço eletrônico https://cops.ufla.br

BICT - Engenharias
BICT é a sigla para Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, curso de primeiro ciclo, com uma formação que ocorre em três anos. Ao final desse ciclo, o estudante do câmpus Lavras pode optar por realizar o segundo ciclo, tendo como opção os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Física, Engenharia Agrícola, Engenharia de Materiais, Engenharia Química ou Engenharia Mecânica. Para o estudante do câmpus Paraíso, as opções são Engenharia Elétrica, Engenharia de Software e Engenharia de Produção. Dessa forma, o estudante completa, em cinco anos, duas graduações, no BICT e na engenharia específica. No Câmpus UFLA são 133 vagas para o BICT e, para o Câmpus Paraíso são 89 vagas.

Acesse os editais e formulários de inscrição

Saiba mais sobre os cursos da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.