Pular para o conteúdo principal

ELEITOR PODE ACESSAR PERFIL DE FÁBIO CHEREM E JUSSARA MENICUCCI JUNTO AO TSE


O sistema DivulgaCandContas, por onde é feita a divulgação das candidaturas registradas em todo o Brasil para as Eleições de 2024, já está disponível nos sites do TSE e do TRE-MG. A plataforma permite às eleitoras e eleitores conhecer mais sobre candidatas e candidatos antes de escolher em quem votar.

Desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ferramenta apresenta informações detalhadas sobre candidatas e candidatos e prestações de contas individuais e de partidos.

Acesso fácil
O sistema DivulgaCandContas é disponibilizado na internet para consulta de cidadãs e cidadãos. Para utilizá-lo, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuária ou usuário. O acesso é simples e pode ser feito com apenas alguns cliques.

Na página principal do sistema, o interessado encontrará a quantidade total de candidaturas de cada cargo em todo o país. No mapa do Brasil, será possível consultar as candidaturas à Presidência da República.

No mapa de cada região, é possível filtrar a pesquisa clicando na unidade da Federação e depois no cargo desejado. Em seguida, aparecerá uma lista com todas as pessoas que concorrem ao cargo no estado.

Em Lavras, no Sul de Minas, somente duas candidaturas concorrem à Prefeitura da cidade. O engenheiro Fábio Cherem e a atual prefeita Jussara Menicucci disputam o pleito.

Selecionado o nome da candidata ou do candidato, é possível obter várias informações, tais como: número a ser utilizado na urna, partido, composição da coligação (se for o caso), nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site da candidata ou do candidato, proposta de governo (no caso de governador e presidente), descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais, entre outras.

Também é possível acompanhar a situação do pedido de registro e eleições anteriores das quais a pessoa candidata tenha participado. Ao clicar no ícone ponto de interrogação (ao lado de situação de julgamento), há uma breve descrição sobre cada situação.

Perfil oficial de Fábio Cherem: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/SUDESTE/MG/2045202024/130001968699/2024/47635

Perfil oficial de Jussara Menicucci: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/SUDESTE/MG/2045202024/130002152643/2024/47635

Módulo contas

O DivulgaCandContas também é uma importante ferramenta de acesso às informações relativas às prestações de contas de candidatas e candidatos no pleito. A usuária ou o usuário poderá fazer a pesquisa das receitas dos candidatos por doadores e fornecedores, além de acessar a relação dos maiores doadores e fornecedores de bens, entre outros dados. Alguns deles serão apresentados em forma de tabelas e infográficos, para facilitar o entendimento.

As informações sobre as prestações de contas de campanha serão disponibilizadas à medida que os recursos forem declarados pelas candidatas e pelos candidatos no sistema.

Os candidatos
Fábio Cherem é engenheiro, empresário, já foi deputado estadual por dois mandatos, sendo também secretário de Estado e candidato ao Senado, por Minas Gerais. Está é a segunda vez que ele concorre à Prefeitura de Lavras. Ele tem como vice a atual vereadora Daiana Garcia (Daia Protetora).

Jussara Menicucci é advogada e atual prefeita de Lavras. Está em seu quarto mandato a frente do Executivo local e busca o quinto mandato. Já foi presidente da Associação dos Municípios da Microrregião de Lavras (AMALG) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião de Lavras (CISLAV). Ela tem como vice o ex-vereador e ex-vice-prefeito Eduardo Luiz Marani (Du Marani).

Propostas de governo
Confira o Plano de Governo do candidato Fábio Cherem: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/rest/arquivo/doc/130012607011

Confira o Plano de Governo da candidata Jussara Menicucci: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/rest/arquivo/doc/130014354097

* Candidato e candidata mencionados no texto por ordem alfabética de acordo com o nome oficial de candidatura.

** Imagens extraídas do site oficial do TSE e dispostas em ordem alfabética.

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...