Evento realizado nos dias 7 e 8 de novembro uniu, em São Lourenço, lideranças políticas e do terceiro setor
Por meio de discussões, palestras, cases de sucesso e painéis estratégicos, o evento abordou temas centrais para o desenvolvimento econômico da região, como a criação e a sustentabilidade dos consórcios públicos municipais, captação de recursos, licenciamento ambiental, regularização fundiária e fortalecimento do associativismo.
O diretor técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido, destaca que o encontro evidenciou soluções e propostas de atuação ofertadas pela instituição para o poder público, consórcios e gestores. “Nesse momento de renovação de mandatos é essencial que os novos prefeitos, os executivos e a governança dos consórcios entendam as temáticas fundamentais nesse processo de transformação da estrutura do município e do território”, reforça.
A presidente da Associação Minas da Mantiqueira, Luciana Mancilha, acredita que o “Transformar Juntos” foi uma oportunidade de mobilizar e aproximar prefeitos eleitos e o terceiro setor. “O maior legado desse evento é a união de forças. A região é formada por municípios pequenos, mas com muitas associações e cooperativas. E, quando um apoia o outro, tiramos as ideias do papel e colocamos em prática o desenvolvimento da região”, diz.
A iniciativa reuniu prefeitos eleitos, secretários de desenvolvimento econômico, representantes de cooperativas e associações, microempreendedores e representantes do Governo de Minas Gerais, Invest Minas, Junta Comercial do estado de Minas Gerais (Jucemg) e Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
Fomento ao desenvolvimento regional
O “Transformar Juntos” dedicou parte da pauta às discussões sobre o desenvolvimento econômico e sustentável do Sul de Minas, por meio do associativismo e da cultura de compartilhamento. Neste sentido, foi promovida a Agenda de Relacionamento, que proporcionou a troca de experiências entre os Territórios Empreendedores presentes.
No espaço, as agências de desenvolvimento da Mantiqueira de Minas, Bahia, Maranhão e Ceará realizaram encontros presenciais, com duração de dez minutos cada, para apresentação de boas práticas e alinhamento de estratégias.
“Nesse evento, reunimos várias entidades que trabalham em prol dos seus municípios, da sociedade, da região e do estado. Abrimos espaço para compartilhar informações e soluções que têm o propósito de promover, cada vez mais, o desenvolvimento do Sul do estado”, avalia a analista do Sebrae Minas Ticiana Lopes.
Espaço dedicado aos pequenos negócios
Com o propósito de gerar novas parcerias e dar visibilidade aos produtos do setor de alimentos e bebidas produzidos na Mantiqueira de Minas, o Sebrae Minas também realizou uma feira de produtos locais. No espaço, pequenos produtores realizaram a degustação e a venda de artigos como queijos, cafés, bolachas caseiras, bolos, salgados e doces típicos.
A empreendedora Cristiane Silva integra, há cinco anos, a Rede de Mulheres da Mantiqueira, e destaca que a participação no evento foi mais promissora do que esperava. “Foram bons resultados tanto em vendas como para a divulgação da marca. Realizamos networking de qualidade e tivemos uma recepção positiva em relação a todos os produtos. A qualidade dos insumos, embalagem, sabor e variedade foram elogiados. Estamos muito satisfeitas com o resultado”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário