Pular para o conteúdo principal

"TRANSFORMAR JUNTOS" IMPULSIONA CRESCIMENTO DO SUL DE MINAS

Evento realizado nos dias 7 e 8 de novembro uniu, em São Lourenço, lideranças políticas e do terceiro setor

Cerca de 300 pessoas participaram do “Transformar Juntos”, nos dias 7 e 8 de novembro, em São Lourenço, na região da Mantiqueira, no Sul do estado. O evento foi promovido pelo Sebrae Minas, com apoio da Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas (Amag) e Aliança Minas da Mantiqueira.

Por meio de discussões, palestras, cases de sucesso e painéis estratégicos, o evento abordou temas centrais para o desenvolvimento econômico da região, como a criação e a sustentabilidade dos consórcios públicos municipais, captação de recursos, licenciamento ambiental, regularização fundiária e fortalecimento do associativismo.

O diretor técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido, destaca que o encontro evidenciou soluções e propostas de atuação ofertadas pela instituição para o poder público, consórcios e gestores. “Nesse momento de renovação de mandatos é essencial que os novos prefeitos, os executivos e a governança dos consórcios entendam as temáticas fundamentais nesse processo de transformação da estrutura do município e do território”, reforça.

A presidente da Associação Minas da Mantiqueira, Luciana Mancilha, acredita que o “Transformar Juntos” foi uma oportunidade de mobilizar e aproximar prefeitos eleitos e o terceiro setor. “O maior legado desse evento é a união de forças. A região é formada por municípios pequenos, mas com muitas associações e cooperativas. E, quando um apoia o outro, tiramos as ideias do papel e colocamos em prática o desenvolvimento da região”, diz.

A iniciativa reuniu prefeitos eleitos, secretários de desenvolvimento econômico, representantes de cooperativas e associações, microempreendedores e representantes do Governo de Minas Gerais, Invest Minas, Junta Comercial do estado de Minas Gerais (Jucemg) e Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Fomento ao desenvolvimento regional
O “Transformar Juntos” dedicou parte da pauta às discussões sobre o desenvolvimento econômico e sustentável do Sul de Minas, por meio do associativismo e da cultura de compartilhamento. Neste sentido, foi promovida a Agenda de Relacionamento, que proporcionou a troca de experiências entre os Territórios Empreendedores presentes.

No espaço, as agências de desenvolvimento da Mantiqueira de Minas, Bahia, Maranhão e Ceará realizaram encontros presenciais, com duração de dez minutos cada, para apresentação de boas práticas e alinhamento de estratégias.

“Nesse evento, reunimos várias entidades que trabalham em prol dos seus municípios, da sociedade, da região e do estado. Abrimos espaço para compartilhar informações e soluções que têm o propósito de promover, cada vez mais, o desenvolvimento do Sul do estado”, avalia a analista do Sebrae Minas Ticiana Lopes.

Espaço dedicado aos pequenos negócios
Com o propósito de gerar novas parcerias e dar visibilidade aos produtos do setor de alimentos e bebidas produzidos na Mantiqueira de Minas, o Sebrae Minas também realizou uma feira de produtos locais. No espaço, pequenos produtores realizaram a degustação e a venda de artigos como queijos, cafés, bolachas caseiras, bolos, salgados e doces típicos.

A empreendedora Cristiane Silva integra, há cinco anos, a Rede de Mulheres da Mantiqueira, e destaca que a participação no evento foi mais promissora do que esperava. “Foram bons resultados tanto em vendas como para a divulgação da marca. Realizamos networking de qualidade e tivemos uma recepção positiva em relação a todos os produtos. A qualidade dos insumos, embalagem, sabor e variedade foram elogiados. Estamos muito satisfeitas com o resultado”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/