Pular para o conteúdo principal

"TRANSFORMAR JUNTOS" IMPULSIONA CRESCIMENTO DO SUL DE MINAS

Evento realizado nos dias 7 e 8 de novembro uniu, em São Lourenço, lideranças políticas e do terceiro setor

Cerca de 300 pessoas participaram do “Transformar Juntos”, nos dias 7 e 8 de novembro, em São Lourenço, na região da Mantiqueira, no Sul do estado. O evento foi promovido pelo Sebrae Minas, com apoio da Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas (Amag) e Aliança Minas da Mantiqueira.

Por meio de discussões, palestras, cases de sucesso e painéis estratégicos, o evento abordou temas centrais para o desenvolvimento econômico da região, como a criação e a sustentabilidade dos consórcios públicos municipais, captação de recursos, licenciamento ambiental, regularização fundiária e fortalecimento do associativismo.

O diretor técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido, destaca que o encontro evidenciou soluções e propostas de atuação ofertadas pela instituição para o poder público, consórcios e gestores. “Nesse momento de renovação de mandatos é essencial que os novos prefeitos, os executivos e a governança dos consórcios entendam as temáticas fundamentais nesse processo de transformação da estrutura do município e do território”, reforça.

A presidente da Associação Minas da Mantiqueira, Luciana Mancilha, acredita que o “Transformar Juntos” foi uma oportunidade de mobilizar e aproximar prefeitos eleitos e o terceiro setor. “O maior legado desse evento é a união de forças. A região é formada por municípios pequenos, mas com muitas associações e cooperativas. E, quando um apoia o outro, tiramos as ideias do papel e colocamos em prática o desenvolvimento da região”, diz.

A iniciativa reuniu prefeitos eleitos, secretários de desenvolvimento econômico, representantes de cooperativas e associações, microempreendedores e representantes do Governo de Minas Gerais, Invest Minas, Junta Comercial do estado de Minas Gerais (Jucemg) e Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Fomento ao desenvolvimento regional
O “Transformar Juntos” dedicou parte da pauta às discussões sobre o desenvolvimento econômico e sustentável do Sul de Minas, por meio do associativismo e da cultura de compartilhamento. Neste sentido, foi promovida a Agenda de Relacionamento, que proporcionou a troca de experiências entre os Territórios Empreendedores presentes.

No espaço, as agências de desenvolvimento da Mantiqueira de Minas, Bahia, Maranhão e Ceará realizaram encontros presenciais, com duração de dez minutos cada, para apresentação de boas práticas e alinhamento de estratégias.

“Nesse evento, reunimos várias entidades que trabalham em prol dos seus municípios, da sociedade, da região e do estado. Abrimos espaço para compartilhar informações e soluções que têm o propósito de promover, cada vez mais, o desenvolvimento do Sul do estado”, avalia a analista do Sebrae Minas Ticiana Lopes.

Espaço dedicado aos pequenos negócios
Com o propósito de gerar novas parcerias e dar visibilidade aos produtos do setor de alimentos e bebidas produzidos na Mantiqueira de Minas, o Sebrae Minas também realizou uma feira de produtos locais. No espaço, pequenos produtores realizaram a degustação e a venda de artigos como queijos, cafés, bolachas caseiras, bolos, salgados e doces típicos.

A empreendedora Cristiane Silva integra, há cinco anos, a Rede de Mulheres da Mantiqueira, e destaca que a participação no evento foi mais promissora do que esperava. “Foram bons resultados tanto em vendas como para a divulgação da marca. Realizamos networking de qualidade e tivemos uma recepção positiva em relação a todos os produtos. A qualidade dos insumos, embalagem, sabor e variedade foram elogiados. Estamos muito satisfeitas com o resultado”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...