Pular para o conteúdo principal

REGIONAL DE VARGINHA VISTORIA PRIMEIROS VEÍCULOS CONTRATADOS EM MINAS PARA COMBATE AO AEDES

A macrorregião de Saúde Sul, composta por 50 municípios do sul de Minas, foi a pioneira na nova modalidade de qualificação do trabalho do combate às arboviroses (doenças como dengue, zika e chikungunya) em Minas Gerais. Por meio de iniciativa estadual, em parceria com o Consórcio de Saúde do Circuito das Águas (CIS), três veículos de Ultra Baixo Volume (UBV) foram contratados para execução do serviço de aspersão de inseticida no sul de Minas. No dia de 5 de dezembro, técnicos da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha estiveram na sede do Consórcio, em São Lourenço, para a realização da vistoria dos carros contratados.

A nova modalidade de realização de UBV, a partir da contratação de veículos terceirizados, foi possibilitada pela Resolução SES/MG nº 9590, de 19 de junho de 2024, que dispõe sobre o financiamento para a descentralização da aplicação de inseticida por meio dos Consórcios Intermunicipais de Saúde. O CIS Circuito das Águas, por atender a critérios especificados na Resolução SES/MG nº 9590, como número de municípios atendidos, foi contemplado com o repassede cerca de R$ 1,5 milhão.

Equipe da SRS Varginha realiza vistoria nos veículos contratados

Equipe da SRS Varginha realiza vistoria nos veículos contratados

O valor está sendo utilizado, dentre outras despesas relativas ao serviço, com a contratação de empresa especializada na aplicação espacial de adulticida, que é um inseticida utilizado no combate aos mosquitos adultos. O serviço contratado inclui técnicos operadores treinados para conduzir e operar o equipamento, além de três novas caminhonetes plotadas e equipadas para a realização do serviço na região.

Andrea Valadão Hijjar, do departamento de Projetos e Operações da empresa prestadora dos serviços, explica que os novos conjuntos contratados, compostos por um veículo e um equipamento de UBV veicular, são monitorados por meio de aplicativo que registra as rotas, o tempo de aplicação e a velocidade dos veículos. Para aferição dos aspersores é utilizado um equipamento importado, o DCIV, que avalia, por meio de um software, se as gotas do inseticida Cielo (imidacloprido 3% e praletrina 0,75%), preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) para as aplicações de UBV, são lançadas com tamanho ideal para atingir os mosquitos.

Equipe da SRS Varginha realiza vistoria nos veículos contratados

Equipe da SRS Varginha realiza vistoria nos veículos contratados

“Consideramos que a estratégia continuada de descentralização das ações de aplicação espacial de inseticida a UBV para controle do mosquito Aedes aegypti, por meio dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, conforme definido pela SES-MG, trará grande contribuição para combater as arboviroses, o que é de grande importância para a saúde pública”, afirmou Andrea Hijjar.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Varginha, Monique Borsato, juntamente com o supervisor de Campo da SRS, Carlos Andrade, realizou a verificação de todos os itens necessários para a completa vistoria dos veículos e equipamentos. Para Monique, “a ampliação da frota de veículos e equipamentos para o enfrentamento do cenário epidemiológico das arboviroses será muito importante. Com os impactos das condições climáticas afetando diretamente a transmissão dessas doenças, o planejamento das ações de controle é fundamental”.

Equipe da SRS Varginha realiza vistoria nos veículos contratados

Acompanhando a vistoria, estiveram presentes os membros da Diretoria do CIS Circuito das Águas, o Secretário Executivo Josimar Jorge dos Reis e o presidente, Francisco Rosinei Pinto, que é prefeito do município de Dom Viçoso. Segundo o presidente, a parceria entre o Governo de Minas Gerais e os Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) permite que o Consórcio Circuito das Águas atenda aos 50 municípios da Regional de Saúde de Varginha no combate ao Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

“Com a contratação de UBVs veiculares, os carros fumacê vão intensificar as ações nas áreas mais afetadas, reduzir a infestação e reforçar o compromisso das instituições em proteger a saúde da população e enfrentar, de forma conjunta, os desafios de saúde pública” frisou Francisco.

O UBV
O Ultra Baixo Volume, conhecido popularmente como fumacê, consiste em um método de aplicação de inseticida em microgotículas que, se aspergidas dentro das condições propícias, podem colaborar no combate aos insetos em voo no momento da aplicação, como o Aedes aegypti adulto, transmissor de arboviroses como a dengue. Municípios em alta e muito alta transmissão para dengue são aptos a solicitarem a circulação do veículo em seu território, por meio de formalização ao Comitê de Arboviroses da SRS.

Por Tânia Corrêa, da assessoria da SRS Varginha 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...