Pular para o conteúdo principal

BOLSAS DE R$ 5 MIL: SEBRAE MINAS VAI SELECIONAR AGENTES PARA O PROGRAMA ALI RURAL SUL DE MINAS

Candidatos com formação nos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Agrícola, Medicina Veterinária e Zootecnia podem se inscrever até 30 de março; região tem 15 vagas disponíveis

O Sebrae Minas abriu edital para a seleção de bolsistas para o Programa ALI Rural, destinada a profissionais de nível superior em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Poderão participar do processo os candidatos com formação nos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Agrícola, Medicina Veterinária e Zootecnia. Em todo o estado, serão oferecidas 80 vagas imediatas e outras 160 de cadastro de reserva para atuar em propriedades rurais durante 24 meses. Os interessados poderão se inscrever até 31 de março pelo site.

No Sul de Minas, 15 vagas estão disponíveis para atuação nos municípios de Bom Repouso, Campos Gerais, Delfim Moreira, Itamonte, Lambari, Monte Belo, Perdões, Poço Fundo, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita Sapucaí, São Vicente de Minas, Santo Antônio do Amparo, Três Pontas e Varginha. O trabalho será realizado em propriedades de até 100 quilômetros dessas localidades.

Saiba mais: Inovação ao alcance dos pequenos negócios

Os selecionados começarão os trabalhos a partir de 1º de agosto, deste ano. O programa consiste na implantação de ações que impactam diretamente na inovação e no aumento de produtividade dos pequenos negócios do campo, principalmente, na melhoria de produtos, serviços ou processos.

Os agentes deverão auxiliar na identificação e prospecção de propriedades e empresas rurais para participar do projeto, realizar diagnósticos e devolutivas, mensurar indicadores e elaborar relatórios técnicos de pesquisa. A etapa de seleção inclui análise curricular, documental, prova de conhecimentos e pitch on-line e individual. Cada bolsista receberá uma remuneração de R$ 5 mil.

“A atuação dos agentes consiste na aplicação de ferramentas específicas para aplicação de um diagnóstico, identificação de eventuais problemas, planejamento, acompanhamento da implantação de soluções para produtos e serviços do campo e monitoramento de resultados, por meio do atendimento personalizado aos produtores rurais. A maioria dos participantes do programa percebe um impacto positivo no faturamento de seus negócios e na melhoria dos processos de gestão”, destaca o analista do Sebrae Minas Ricardo Boscaro.

Em 2024, mais de 5,1 mil empreendimentos de todo o país foram acompanhados pelo Programa ALI Rural. Com a iniciativa, somente no último ciclo em Minas Gerais, o Sebrae conseguiu alavancar o faturamento dos pequenos negócios em 32,4% (em média) e aumentar o nível de inovação e modernização em 89% delas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/