Pular para o conteúdo principal

POÇOS REALIZA PRIMEIRAS CIRURGIAS DE RECONSTRUÇÃO DO PLEXO BRAQUIAL NA SANTA CASA PELO SUS



Na manhã desta sexta-feira (25), a Santa Casa de Poços de Caldas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou pela primeira vez na cidade duas cirurgias de reconstrução do plexo braquial. Os procedimentos, considerados de alta complexidade, foram conduzidos pelo renomado cirurgião Dr. André Araújo Ribeiro, da Universidade de São Paulo (USP), onde atua no centro de referência em lesões nervosas.

A iniciativa representa um avanço na oferta de serviços médicos especializados na cidade. Segundo o Dr. Ribeiro, a estrutura da Santa Casa foi decisiva para o sucesso das operações. “Encontramos aqui todo o suporte necessário, desde materiais específicos até uma equipe médica preparada, o que nos permitiu realizar as cirurgias com segurança e eficiência”, afirmou.

Cirurgias que transformam vidas
O plexo braquial é uma rede de nervos que liga a medula espinhal aos membros superiores, sendo responsável pelos movimentos e pela sensibilidade de braços, mãos e ombros. Lesões nessa região, geralmente causadas por acidentes, tumores ou complicações no parto, podem levar à perda parcial ou total dos movimentos. A cirurgia de reconstrução tem como objetivo restabelecer a comunicação entre nervos e músculos, devolvendo funcionalidade e qualidade de vida aos pacientes.

A Secretaria de Saúde destacou que a ação faz parte da estratégia de ampliar o acesso a procedimentos de alta complexidade sem a necessidade de deslocamento a grandes centros. “Trazer especialistas como André Ribeiro é um marco para nossa rede. Isso reflete nosso compromisso com uma saúde pública de excelência”, declarou o secretário de Saúde, Luis Augusto de Faria Cardoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.