Pular para o conteúdo principal

GOVERNO DE MINAS E GRUPO HOTELEIRO PORTUGUÊS INAUGURAM MEGRAEMPREENDIMENTO EM OURO PRETO

Vila Galé investiu R$ 180 milhões para transformar antigo Colégio Dom Bosco em hotel de luxo, com a geração de 120 empregos diretos
Autoridades e convidados na inauguração do Vila Galé Collection em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto

Um marco para Minas Gerais! Após uma espera que deixou ansiosos os amantes do turismo cultural e gastronômico pelo mundo, o Governo de Minas, em parceria com o grupo português Vila Galé, inaugurou o Vila Galé Collection Ouro Preto - Hotel Resort - em cerimônia realizada neste sábado (24/5), em Cachoeira do Campo, distrito do município de Ouro Preto.

O empreendimento envolveu o investimento de R$ 180 milhões do grupo que foram usados para reformar o antigo colégio salesiano Dom Bosco, num acordo de concessão firmado com o Governo de Minas. Ao todo, foram criados 120 empregos diretos, além de outros 600 postos de trabalho indiretos. Esta parceria, que promete atrair turistas do Brasil e do mundo, foi articulada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e sua vinculada Invest Minas, e pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG).

“Essa articulação é fundamental para a realização de empreendimentos como esse no estado e o Governo de Minas tem sido um ator fundamental para agilizar essas interlocuções. Ficamos entusiasmados em ver os patrimônios da cultura mineira sendo valorizados. Isso movimenta o turismo no estado e gera empregos para a população”, destaca a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa.

O trabalho entre o Governo e o grupo hoteleiro começou em 2023. A Sede-MG/Invest Minas mostrou benefícios da localização, sugerindo o antigo Colégio Dom Bosco, além de fazer a intermediação junto aos salesianos e a Prefeitura de Ouro Preto, bem como outras entidades governamentais, como as secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG) e de Fazenda (Sef-MG), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), Cemig e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

“Equipamentos turísticos como o Vila Galé geram empregos, movimentam a economia e ajudam a recontar nossa história de forma viva. A recuperação de um prédio histórico com esse nível de investimento mostra como é possível conciliar preservação do patrimônio com desenvolvimento. Minas tem vocação para receber bem, e iniciativas como essa transformam essa vocação em negócios concretos”, frisou o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.

Por sua vez, a Secult se encarregou de apresentar o crescimento de 11,8% na atividade turística, mais que o dobro da média nacional, e as facilidades em relação à malha aérea e os inúmeros atrativos do Estado, tanto no campo cultural como gastronômico e de lazer. Em 2024, de acordo com dados do IBGE e do Observatório do Turismo de Minas Gerais, o estado recebeu mais de 32 milhões de turistas.

Além disso, atualmente, é o segundo do país com o maior número de hotéis em desenvolvimento, segundo o relatório da 19ª edição do Panorama da Hotelaria Brasileira. São 21 novos empreendimentos em execução em Minas Gerais, o que fortalece a expansão da sua rede hoteleira e consolida o turismo como matriz econômica inovadora.

Projeto audacioso
O resort conta 311 quartos, vinhedo, haras e centro de convenções com sete salas, além de uma imensa lista de atrações que incluem dois restaurantes, dois bares, um auditório, uma capela, biblioteca, sala de jogos, spa Satsanga com piscina interior aquecida e sauna, clube infantil com parque aquático, lago, ecoturismo, tirolesa, biblioteca, plantio de azeitonas e uvas, entre outros.

Todo este projeto reafirma o modelo mineiro de integrar cultura, natureza e hospitalidade, ressaltado pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo Leônidas de Oliveira.

“Estamos assistindo à formação de uma nova matriz econômica baseada na cultura, na hospitalidade e na identidade mineira. Minas acolhe, preserva e ao mesmo tempo inova. Esse é o futuro que já está em curso, com trabalho sério, visão estratégica e amor pelo que somos”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...