Pular para o conteúdo principal

GUAPÉ TEM NOVO PREFEITO

Dr. Pedro conquistou 62,68% dos votos em eleição suplementar

Eleitoras e eleitores de Guapé (Sul de Minas) elegeram novos prefeito e vice-prefeito neste domingo (6). Pedro Simões (Dr. Pedro) e o vice Antônio Divino da Cunha (Nenzão), da coligação A Verdadeira Renovação, receberam 4.758 votos (62,68% dos votos válidos). O novo prefeito vai comandar o município até dezembro de 2028.

Rayza Câmara (Republicanos) foi a segunda colocada, com 32,66% dos votos válidos. E Luiz Fernando Enfermeiro (PP) foi o terceiro colocado, com 4,66%.

Confira o resultado oficial da eleição em Guapé.

Voltaram às urnas 7.902 eleitores, o que representa 71,73% do eleitorado apto a votar nesta eleição suplementar (o eleitorado referente a este pleito era de 11.016). O percentual de abstenção ficou em 28,27% (3.114 eleitores). Foram registrados 155 votos em branco (1,96% do total de votos) e 156 votos nulos (1,97%).

A votação foi encerrada às 17h, após um dia de eleição tranquilo, sem necessidade de substituição de urnas em nenhuma das 36 seções eleitorais. Até a publicação desta notícia, houve apenas uma ocorrência policial, por propaganda irregular. A totalização dos votos terminou às 19h17’59’’.

Durante o dia, o presidente e o vice-presidente do TRE, desembargadores Júlio César Lorens e Carlos Henrique Perpétuo Braga, estiveram na sede do Tribunal, em Belo Horizonte, para acompanhar o andamento da votação. Equipes de diversas áreas da Secretaria do TRE também estavam de plantão, para dar suporte à 122ª Zona Eleitoral na condução dos trabalhos em Guapé.

Justificativa
As eleitoras e eleitores de Guapé que não compareceram às urnas neste domingo têm até 4 de setembro – 60 dias após as eleições – para justificarem sua ausência. A justificativa deve ser feita pelo aplicativo e-Título, no Autoatendimento Eleitoral ou presencialmente em qualquer cartório eleitoral.

Histórico
Em Guapé, o candidato a prefeito mais votado em 2024, Thiago Sávio Câmara (PSDB), teve o seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. O motivo foi a cassação, em 2022, do seu mandato de vereador pela Câmara Municipal de Guapé, configurando a inelegibilidade prevista no art. 1º, I, b, da Lei Complementar nº 64/1990 (leia a notícia).

Guapé foi o primeiro município de Minas Gerais a ter eleição suplementar após as eleições municipais de 2024. A cidade de São José da Varginha, no Centro-Oeste de Minas, está com nova eleição marcada para 3 de agosto de 2025.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

UMA CIDADE EM PLENO CRESCIMENTO

IBGE estima em mais de 110 mil o número de habitantes de Lavras O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (28) a estimativa populacional de 2025. Segundo os dados, a população brasileira alcançou 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho deste ano, o que representa um crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior. Em Lavras, a estimativa aponta para 110.682 habitantes em 2025. No ano passado, a cidade tinha 109.884 habitantes, de acordo com a estimativa de julho de 2024. Esses números não correspondem ao Censo Demográfico de 2022, que registrou oficialmente 104.761 moradores. As estimativas anuais do IBGE são calculadas a partir do último censo realizado, considerando indicadores como taxas de natalidade, mortalidade e migração. Esses dados são fundamentais para projeções demográficas e econômicas entre os censos. A publicação das estimativas no Diário Oficial da União é exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) e serve de base para o ...