Pular para o conteúdo principal

BOM SUCESSO: REVITALIZAÇÃO DO PRÉDIO DA ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE AURELIANO MOURÃO


A Prefeitura de Bom Sucesso, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo esta revitalizando o prédio da antiga Estação Ferroviária de Aureliano Mourão, um dos principais marcos históricos e culturais do município. Um novo espaço está sendo preparado para receber ações culturais, educativas e eventos que vão enriquecer e valorizar ainda mais a cultura da cidade.

As obras estão sendo realizadas com recursos iniciais na ordem de R$ 265.234,00, repassados pelo Ministério da Cultura conforme previsto na Política Nacional da Lei Aldir Blanc, que visa o fomento à cultura. Nesta primeira etapa, estão sendo executada reforma de todo o telhado. Na segunda etapa, que esta prevista para o início de 2026, serão reformado o prédio administrativo, banheiros e vestiários, revisão completa das redes hidráulica e elétrica, além da pintura interna e externa e instalação de grades de proteção.

A Estação de Aureliano Mourão, que fica localizada a 16 km de Bom Sucesso, foi inaugurada em 1887. Ali era o entroncamento das linhas que seguiam para Divinópolis, Lavras e São João Del Rei. O prédio original da estação foi substituído pelo atual em 1940, e foi construído em forma de triângulo, facilitando as baldeações.

Em 1965, a linha de bitola estreita foi ampliada para métrica, fazendo a ligação Lavras-Divinópolis-Belo Horizonte, sendo operada pela FCA, com trens de passageiros e de carga. O trafego de trens na Estação foi paralisado em junho de 1983.

Hoje, a Estação de Aureliano Mourão virou um ponto de encontro de pescadores, já que é banhada pelo Rio das Mortes, e nos finais de semana é muito movimentada, recebendo diversos turistas e pessoas de outras localidades que possui residências no local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

FESTANÇA COM ORÇAMENTO PÚBLICO: MUNICÍPIOS MINEIROS DESPEJAM MILHÕES EM SHOWS E EVENTOS

Por muito pouco, duas dúzias de municípios mineiros não colocaram R$ 18,9 milhões do orçamento público em contratos de shows e infraestrutura de eventos. Este movimento é um exemplo concreto de inversão de prioridades, quando o orçamento da administração pública segue a trilha do capital político de curto prazo em detrimento à obrigação constitucional de garantir serviços básicos e contínuos à população. Relatório elaborado pela Diretoria de Auditoria e Avaliação de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) brecou gastos que estavam na mira das prefeituras de Capelinha, Crucilândia, Ipaba, Ipatinga, Nazareno, Peçanha, Sacramento, Santa Bárbara do Tugúrio, São João da Ponte, São João do Oriente, São Vicente de Minas e Várzea da Palma. O escopo do estudo elaborado pela área técnica do Tribunal abrangeu o exercício orçamentário desses municípios em 2024 e o planejamento para 2025, auditando contratos de shows e aluguel de equipamentos e infraestrutura. O r...