Pular para o conteúdo principal

CEMIG E GOVERNO DE MINAS LANÇAM EDITAL PARA SELEÇÃO DE ATRAÇÕES CULTURAIS COM TEMÁTICA DE CARNAVAL

Propostas aprovadas serão incentivadas para realização em 2026

A Cemig e o Governo de Minas lançaram, nesta terça-feira (14/10), o edital de chamamento público para a seleção de projetos artísticos e culturais com a temática do carnaval. As iniciativas inscritas e aprovadas no “Carnaval da Liberdade Cemig 2026” farão parte das atrações que serão patrocinadas pela Companhia para execução na próxima folia e ao longo do ano. As inscrições gratuitas já estão abertas no site da Cemig e podem ser feitas até as 23h59 do dia 07/12/25.

Podem participar do chamamento público projetos ligados aos blocos de carnaval, às festas de carnaval, às escolas de samba, aos blocos caricatos e outras iniciativas que vão acontecer durante os dias da maior festa popular brasileira ou ao longo do ano.

As atrações culturais deverão ser gratuitas e realizadas em municípios mineiros da área de concessão da Companhia. Os projetos selecionados a serem incentivados serão divididos em categorias. Na categoria 1, projetos de até R$ 50 mil; na categoria 2, projetos de até R$100 mil; na categoria 3, projetos de até R$150 mil; e na categoria 4, projetos especiais de até R$ 500 mil.

A diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, Cristiana Kumaira, falou do papel da Companhia como incentivadora e parceira do carnaval de Minas Gerais, destacando o compromisso da empresa com a cultura no estado de forma ampla e descentralizada.

“Mais do que um apoio pontual, voltado apenas ao momento da festa, temos trabalhado para sermos indutores do crescimento e da diversificação do carnaval mineiro, contribuindo para fortalecer e dar sustentabilidade a essa que é uma das manifestações culturais mais representativas do Brasil. A Cemig entende que apoiar o carnaval é também investir em geração de trabalho e renda, em oportunidades para artistas, produtores, costureiras, iluminadores, músicos e toda a cadeia produtiva que faz a festa acontecer em várias cidades mineiras em diferentes regiões do estado”, ressaltou.

De acordo com a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), Bárbara Botega, o lançamento do edital voltado para as atrações do carnaval enfatiza, mais uma vez, o quanto essa temática se mostra e se consolida como uma política pública.

“A gente entende que o carnaval é uma manifestação cultural das mais relevantes para o país, mas também se destaca como um propulsor importante para a economia. E o nosso papel é fortalecer ainda mais essa motivação que é faz parte da nossa cultura, mas também é economia criativa na sua mais bonita essência, que gera emprego, renda e oportunidades”, afirmou.

Inscrições
Poderão ser proponentes neste chamamento público pessoa física e/ou jurídica, com ou sem fins lucrativos, que tenham projetos com temática carnavalesca, devidamente inscritos e aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Leic) e autorizados para captação e recebimento dos aportes no exercício de 2026. Os projetos devem ser cadastrados no site da Cemig onde o interessado preencherá um formulário, detalhado as ações propostas na iniciativa.

A gerente de Comunicação da Cemig, Hannah Drumond, explicou que a Companhia espera receber propostas não só para realização no período do carnaval, mas que tenham a temática do carnaval e possam ser realizados ao longo do ano.

“A gente considera que o ecossistema do carnaval funciona para além do período da festa, para os quatro, cinco ou seis dias de folia que temos. Sabemos que muitas pessoas vivem do carnaval. Assim, projetos de manutenção, intimamente ligados à formação das pessoas do carnaval e formação de público, nos interessa muito. Para que tenhamos um longo período desse patrocínio e que possamos efetivamente contribuir para que esses projetos e iniciativas se fortaleçam todos os anos”, finalizou.

Critérios de seleção
Para seleção e aprovação das propostas, serão utilizados critérios como: cumprimento dos requisitos; apresentação do custo; adequação e aderência em relação ao tema pré-produção do carnaval da Liberdade; exequibilidade da proposta; relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU); criatividade e inovação; realização de parcerias e articulação da rede; e acessibilidade e inclusão.

A Cemig decidirá os valores a serem repassados a cada projeto, de acordo com a avaliação e a classificação de cada proposta nas etapas de seleção. De acordo com a legislação vigente, o atendimento à iniciativa pode ser parcial. O patrocínio previsto neste edital será formalizado após entrega da documentação pelo proponente e conferência pela Cemig.

A data prevista para a divulgação do resultado é em 19 de dezembro. Todas as informações sobre o chamamento público e a inscrição estão disponíveis em www.cemig.com.br.

Energia do carnaval
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig está presente em todas as edição do Carnaval da Liberdade, desde a primeira edição, patrocinando iniciativas em diversas cidades mineiras de diferentes regiões do estado. Ao longo dos últimos anos, a Companhia já destinou, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, mais de R$22 milhões, beneficiando mais de 120 atrações culturais ligadas ao carnaval.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.