Na última quarta-feira (12/11), o Auditório da OAB Varginha recebeu mais uma edição do MIM – Mulheres que Inspiram Mulheres, reunindo dezenas de participantes em um encontro marcado por conhecimento, acolhimento e importantes conquistas para o público feminino.
As convidadas Roberta Batista (ginecologista), Patrícia Braga (psicóloga) e Cynthia Bueno (nutróloga), conduziram o diálogo sobre o tema “Maturidade em Movimento: Corpo Vivo, Mente Ativa”, compartilhando saberes e experiências sobre saúde, bem-estar e autoconhecimento na fase da maturidade.
Para a presidente da ACIV Mulher, Márcia Souza, a segunda edição do MIM superou as expectativas. “Foi leve e muito informativo, nem vimos o tempo passar. O tema foi brilhantemente abordado pelas convidadas, que são referências em seus segmentos. A interação genuína da plateia foi emocionante e ainda celebramos a aprovação da Lei Florescer da Autoestima da Mulher. Um momento memorável, que ficará marcado na história da ACIV Mulher”, destacou.
A noite também foi de reconhecimento. Varginha foi premiada pela Federaminas pela instituição da Lei nº 7.472, de 16 de outubro de 2025, que cria o ‘Dia Florescer da Autoestima da Mulher’, a ser celebrado em 21 de setembro. A legislação, proposta pela vereadora Ana Rios Fontoura e sancionada pelo prefeito Leonardo Ciacci, nasceu de uma solicitação da ACIV Mulher e tem como objetivo valorizar o amor próprio, incentivando ações de autoconhecimento, autocuidado e bem-estar físico, emocional, profissional e social.
A vice-presidente da ACIV, Elisete Ribeiro, ressaltou a relevância do encontro. “Foi uma honra acompanhar um painel tão rico, que trouxe um olhar profundo sobre climatério, menopausa e maturidade. Parabenizo as profissionais convidadas e agradeço a presença de todas. Seguimos unidas, aprendendo e fortalecendo umas às outras”, afirmou.
O evento contou ainda com uma exposição de produtos, como bolsas, acessórios, biocosméticos e aromáticos, peças de decoração, entre outros, além de sorteios de brindes oferecidos pelos parceiros.
Para a psicóloga Patrícia Braga, participar do MIM foi uma experiência transformadora. “O tema nos permitiu falar sobre as mudanças emocionais da maturidade, um período que não representa perdas, mas reencontros. Abordar a autoescuta, a autocompaixão e o cuidado psicológico nesse momento é essencial. Sou imensamente grata à ACIV Mulher pela sensibilidade em promover encontros que fortalecem e acolhem as mulheres da nossa cidade. Foi uma noite de trocas ricas, afeto e muita inspiração”, declarou.
A ginecologista Roberta Batista também enfatizou a importância do debate. “Tivemos a presença de mulheres reais, fortes e batalhadoras. O tema foi extremamente relevante, ajudando a quebrar tabus e esclarecer pontos sobre reposição hormonal e cuidados na transição menopausal, essenciais para mais qualidade de vida e longevidade. Parabenizo a organização e as colegas Cynthia e Patrícia, que compartilharam seus conhecimentos com leveza e clareza”, concluiu.
O MIM foi realizado pela ACIV Mulher, ACIV e CDL Varginha, com apoio de Federaminas, Federaminas Mulher, CMEC Mulher, OAB Varginha, Abrasel no Sul de Minas, SEHAV, Ouseuse, Terra Brasil Imobiliária, Coopervass, ABC da Construção, Catiene Bregalda, Morana Varginha, Dra. Mariella Elisei, Sicredi, Minasul, Sicoob e Protense.
*Com informações de Ana Luísa Alves






Comentários