Pular para o conteúdo principal

BRASIL E MINAS GERAIS TIVERAM EXPANSÃO ECONÔMICA NO MÊS DE OUTUBRO


O Indicador de Dinâmica Produtiva (IdP) apresentou no mês de outubro expansão tanto a nível Brasil como em Minas Gerais em comparação com setembro. Foi o segundo mês consecutivo que ambos os entes apresentaram crescimento. O IdP consiste em um indicador conjuntural calculado mensalmente pelo Grupo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (GESEc) do Instituto Federal do Sul de Minas (Campus Carmo de Minas), em parceria com o Departamento de Pesquisa do Grupo UNIS e o GEESUL.

Para a construção desse indicador são usados os seguintes dados do IBGE: Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), a Pesquisa Mensal do Comércio Varejista Ampliado (PMC) e a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), todos com dois meses de defasagem.

A nível nacional, o IdP voltou a acelerar e teve alta de 0,55% em outubro, acumulando assim quatro meses consecutivos de crescimento. O setor agrícola foi o destaque com elevação de 0,88%. Comércio e serviços avançaram 0,69%, com os serviços apresentando resultado de 0,29% e o comércio varejista ampliado 1,11%. O setor industrial se recuperou do resultado ocorrido em setembro e cresceu 0,09%. Ao comparar a dinâmica produtiva de outubro deste ano com o mesmo mês de 2024, o resultado é uma expansão de 1,09% na série sem o ajuste sazonal, comprovando mais uma vez que a economia brasileira tem desacelerado de maneira mais leve, visto que no mês anterior o resultado foi de 3,32%. Para o coordenador da pesquisa, Prof. Pedro Portugal, “esse resultado do IdP veio em consonância com as nossas perspectivas de avanço moderado da dinâmica produtiva nacional”.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB nacional, apresentou novamente uma queda de -0,2% em outubro. Ao comparar com o mesmo mês de 2024 a elevação foi de 0,4%. Novamente, os resultados do IdP e do IBC-Br ficaram bastante discrepantes, no entanto ambos confirmam uma desaceleração na dinâmica econômica brasileira.

Pelo segundo mês consecutivo, a dinâmica produtiva de Minas Gerais apresentou expansão, dessa vez de 0,44% em outubro comparado com setembro. O principal destaque foi o setor da indústria com alta de 2,12% consolidando o processo de recuperação após as quedas ocorridas em alguns períodos deste ano. O setor agrícola ficou estável (0%). Enquanto que comércio e serviços recuaram -0,36%. Ao decompor esse resultado, é possível verificar que os serviços tiveram queda de -0,43% e o comércio varejista ampliado -0,28%. Segundo o professor Pedro “esse resultado demonstra que a economia mineira começa a apresentar uma expansão mais contínua em contraponto às volatilidades ocorridas no decorrer deste ano de 2025”.

Ainda segundo o professor “no relatório anterior, apresentamos a previsão de que haveriam resultados positivos tanto a nível Brasil como para Minas Gerais, o que foi plenamente confirmado. Para novembro, continuamos com as perspectivas de resultados positivos tanto a nível nacional quanto estadual, baseado na continuidade dos bons resultados de variáveis macroeconômicas, como o desemprego e a inflação, e a retirada das taxações sobre produtos brasileiros por parte do governo dos Estados Unidos”.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho