Pular para o conteúdo principal

COCATREL RECEBE MAIS DE 1,8 MILHÕES DE SACAS DE CAFÉ NO ANO DE 2025

Enquanto a Cocatrel cresceu 3% no recebimento em relação a 2024, a produção de cafés arábicas do Brasil caiu 9,7%

De acordo com o 4° levantamento da safra de café no Brasil, realizado pela CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) e publicado em dezembro de 2025, a produção brasileira de café caiu, passando de 58 para 56,5 milhões de sacas. Se observarmos mais detalhadamente, houve um aumento expressivo na produção de café conilon e uma queda importante na produção de cafés arábicas.

A produção de conilon foi recorde e atingiu 20,8 milhões de sacas; a de arábica caiu, passando de 40,75 para 35,7 milhões entre 2024 e 2025. Em síntese, a queda de arábicas no país foi de 9,7% e, em Minas Gerais, o maior estado produtor do país, a queda foi de 8,3%.

Estes números ajudam a mostrar como o volume de café recebido pela Cocatrel é significativo. Enquanto a produção de arábicas do país e do estado caem, o recebimento da Cocatrel sobe, fruto da confiança que os produtores depositam na cooperativa. De fato, passar de um recebimento de 1.783.753 sacas para 1.836.928 sacas entre 2024 e 2025 mostra como a Cocatrel possui forte reputação em sua região de atuação. Vale ressaltar que o resultado de 2025 é o terceiro maior recebimento da história da cooperativa, atrás apensas do que ocorreu nas safras de 2020 e 2023, quando a cooperativa superou a marca de 2 milhões de sacas recebidas.

Em termos de comercialização, a Cocatrel atingiu 1.396.530 (um milhão, trezentos e noventa e seis mil, quinhentas e trinta) sacas de café, totalizando assim uma movimentação de café (recebimento + saída) de 3.233.458 (três milhões, duzentos e trinta e três mil, quatrocentos e cinquenta e oito sacas). Importante lembrar que a comercialização em 2025 foi 36% menor que em 2024.

Estes números mostram que a cooperativa possui um estoque de passagem importante, o que destoa a Cocatrel em relação às realidades da maioria das cooperativas de café da região. Este estoque, de certo modo represado, mostra que 2026 será promissor, tanto em termos de geração de faturamento como em termos de resultado para o cooperado.

O volume de café rebeneficiado pela Cocatrel durante o ano de 2025 foi de 1.107.055 (um milhão, cento e sete mil e cinquenta e cinco) sacas. Neste ponto, vale lembrar que o preparo de café permite a venda de “tipos” com base em bebida, tamanho de peneira e aspecto, o que agrega valor na venda dos cafés, que é repassado ao cooperado.

Aliás, este aspecto, juntamente com a reputação da cooperativa, conhecida como sólida, segura e que cumpre compromissos, respeita prazos e entrega o padrão de café negociado, explicam o preço médio maior do café pago ao cooperado, o maior quando comparado aos concorrentes locais. Em síntese, 2025 foi um ano bom para o preço do café e a cooperativa continuou sua trajetória na busca por melhoria contínua para ser cada vez mais relevante para os associados Cocatrel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho