sábado, 25 de abril de 2009

PROJETO SOCIAL DA GUARDA MUNICIPAL É SUCESSO EM VARGINHA

O Grêmio nas Escolas é um projeto baseado em outro projeto “Grêmio em Forma” de sucesso já existente em São Paulo. Lá ele foi idealizado e coordenado pelo Instituto Sou da Paz, que comprovadamente, reduziu em até 70% a violência nas comunidades próximas às escolas onde o projeto foi implantado. A idéia de se criar um projeto nos mesmos moldes do de São Paulo, surgiu após a participação do diretor da Guarda Municipal de Varginha, Guilherme Tadeu Ramos Maia, e do vereador Rogério Bueno (PT), num encontro de todos os grêmios coordenados pelo Instituto Sou da Paz em São Paulo, onde foram apresentadas histórias de sucesso nos depoimentos dos alunos participantes, dos líderes comunitários, de representantes das escolas, de pais de alunos e das autoridades ligadas a segurança pública.


O projeto depois de montado foi apresentado ao Ministério da Justiça, que analisou, aprovou e financiou todo o projeto. O Grêmio nas Escolas é um significante meio de conscientização participativa da juventude em prol da redução da violência. O projeto Grêmio nas Escolas consiste em um trabalho de formação consciente dos alunos de 5ª. à 8ª. séries do ensino médio, para incentivá-los a se tornarem integrantes de grêmios estudantis, onde, durante nove encontros, os educadores/multiplicadores trabalham com eles oficinas de Direitos Humanos, Cidadania Participativa, Democracia, Democracia na Escola, Estudo do Estatuto, Como se organiza e realiza uma Assembléia Geral, Todo o Processo Eleitoral e Como Elaborar um Plano de Gestão/Ação/Atuação e como por em prática os projetos propostos.


Nas oficinas foram utilizados diversos materiais de trabalhos escolares, como canetas, tesouras, folhas sulfite, lápis, borrachas, bexigas de ar, réguas, cartazes, murais, questionários, músicas e leituras de textos com conteúdo histórico e pedagógico do tema da oficina do dia e o carômetro de avaliação, onde os alunos avaliam ao final de cada encontro como foi sua participação individual e em grupo e a exposição do educador/multiplicador.

Um comentário:

Anônimo disse...

exelente