![]() |
Já na estreia e em nova categoria, estudantes da UFLA conquistaram o 3º lugar em competição internacional de Robótica |
Depois de meses trabalhando, inclusive no período de férias, quatro integrantes da equipe de robótica Troia, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), estão em Miami, nos Estados Unidos. participando, pela primeira vez, da Olimpíada Internacional de Robótica. Conhecida como “STEM Tech Olympiad 2014”, O evento é anual e será realizado no centro de convenções de Miami Beach, no Estado da Flórida. Três robôs da Equipe Troia estão na competição: Pé de Pano e Kamikaze, ambos na categoria de 5,5 kg; e Aquiles, na categoria 27 kg. O evento teve início no último dia 3 e se encerrou ontem, terça-feira, 6.
Com apenas dois anos de história e cheios de ansiedade, os membros da Equipe Troia estrearam em uma nova categoria e com um novo robô, apelidado de Aquiles. Antes de partirem para a viagem, os integrantes da equipe afirmavam que a expectativa era de vitória com este rôbo. Após muita garra em sua estreia, Aquiles, que estava invicto na competição, perdeu pela primeira vez para o robô Unmaker Bot. Na luta anterior apesar de ter obtido a vitória, Aquiles teve uma perda considerável em sua arma fazendo com que ficasse frágil para luta posteror. A Equipe Troia volta dos Estados Unidos com o terceiro lugar na categoria Ligthweight, com o robô vitorioso, Aquiles.
"A luta foi muito acirrada, no entanto Aquiles não poderia continuar desta forma, isto para não haver danos mais graves e irreversíveis em sua estrutura. Aquiles teve uma boa estreia, mas todo bom lutador sabe a hora certa de parar", afirmam os membros da equipe na página oficial no Facebook.
Durante a Olimpíada, competidores de várias partes do mundo se encontram para testar suas criações em lutas de arena, preparadas para este tipo de batalha. Além de constituir um espetáculo para o público, o evento incentiva a criação de novas tecnologias e desperta o interesse pelo conhecimento, principalmente no ramo da robótica, tanto nos participantes quanto nos espectadores.
A equipe Troia possui 25 membros, dos quais quatro viajarão do Brasil a Miami. Outros três membros, que já estão nos Estados Unidos pelo programa Ciência sem Fronteiras, também estarão presentes na competição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário