Pular para o conteúdo principal

PODER: VEREADORES DE LAVRAS APROVAM LEI QUE DÁ "CHEQUE EM BRANCO" PARA O EXECUTIVO

Prefeito terá poder para fazer mudanças na estrutura da administração sem precisar do Legislativo. Reenquadramento dos servidores pode ser um dos alvos
Projeto foi aprovado por 13 votos a 2. Legislativo local possui 17 vereadores

Na noite do último dia 20 de janeiro, os vereadores de Lavras, no Sul de Minas, se reuniram em sessão extraordinária, com pauta única, para a votação final do projeto da Lei Delegada, que dá amplos poderes ao prefeito José Cherem (PSD). 

No plenário, cidadãos e servidores municipais acompanhavam com atenção a sessão. Por 13 a 2, a lei foi aprovada e, agora o prefeito poderá fazer uso do amplo benefício concedido a ele pelos edis lavrenses.

Após o término da reunião, foram se formando alguns grupos nos corredores da Câmara e os comentários eram os mais diversos. As principais observações ouvidas nos corredores do Legislativo local foram as seguintes:

O vereador Antônio Carlos Nogueira (PSDB), o 'Toninho do Raio-X', não compareceu à reunião; seria uma estratégia para não votar contra os servidores públicos?

O vereador Elias Freire Filho (PMDB), o 'Lila', votou contra o projeto. Isso já era esperado, pois o mesmo é servidor público e sabe que nas entrelinhas a lei dará ao prefeito José Cherem “poder” de mexer em muitas coisas dentro da prefeitura sem precisar pedir autorização aos vereadores. A chamada "Lei do reenquadramento", que trata do plano de cargos, carreiras e vencimentos dos servidores públicos é uma das que, a partir de agora, poderá ser alterada, caso seja do interesse do chefe do Executivo.

O vereador Professor Carlos Lindomar (PSL) também votou contra o projeto e pediu para constar em ata que seu voto não era político, mas extremamente técnico uma vez que é mestrando em direito e entende que é necessário que os poderes cumpram seus papéis.

O vereador Carlos Lindomar também ponderou que solicitou à Secretaria da Câmara Municipal uma certidão que apontasse no âmbito do município, quando e quais foram as vezes que um prefeito em Lavras precisou utilizar-se de Lei Delegada, pois na certidão que o mesmo apresentou, só três vezes o município quis deixar de lado a autoridade dos vereadores dando poderes ao prefeito. 

Estas três ocasiões se deram em 2013 no início da gestão do prefeito Marcos Cherem (PSD), que é irmão do atual prefeito José Cherem. Foram decretos lei nº1, nº2 e nº 3, todos datadas de 2 de janeiro de 2013.

A vereadora Nastenka Georgina Ferreira (PSB), a 'Naná', apesar de ter votado a favor do projeto, questionou o assessor jurídico da Câmara Municipal se hoje, sem a lei delegada aprovada, haveria algum impedimento legal que atrapalhasse o prefeito a pagar os servidores, contratar empresas e comprar o necessário. O assessor jurídico respondeu que hoje não há nada que impeça o prefeito de fazer o que lhe compete, mas que a lei delegada irá “facilitar” as ações do prefeito José Cherem.

Outro ponto que chamou a atenção é que havia bem ao fundo do salão do Plenário, um grupo de pessoas que aplaudiam os vereadores que votaram a favor do projeto e vaiaram os que votaram contra. Será que seriam cargos comissionados do atual prefeito?

Outro grupo que chamou a atenção dentre os vários que se reuniram nos corredores, foi o grupo formado por diretores do sindicato dos servidores municipais que indagavam alguns dos vereadores após a votação sobre a possibilidade do prefeito agora ter poderes para mexer no reenquadramento dos servidores. Este reenquadramento já deu muito o que falar nos últimos anos uma vez que ao ser criado, beneficiou alguns poucos servidores e onerou a folha de pagamento do município, vindo a ser congelado durante a gestão do ex-prefeito Silas Costa Pereira (PMDB) e agora volta a ser uma pedra no sapato da atual gestão que deve arcar com aumentos nos salários dos servidores.


Comentários

Anônimo disse…
Estilo Cherem de gestão. Curioso.
Anônimo disse…
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/governar-com-lei-delegada-e-autoritario-em-minas-ou-na-venezuela/
Anônimo disse…
Esse Zé Cherem quer maquiar a cidade. Enquanto os bairros seguem abandonados, ele quer governar sem essa Câmara frouxa e está pintando as faixas e praças do Centro para dar impressão de embelezamento para quem anda no centro. É tão ruim de serviço quanto esses políticos de Lavras. Acorda, Lavras!
Anônimo disse…
Decreta calamidade financeira faz processo seletivo distribui cargos e doidado e que deve ter passamdo de 200 ou olha la não pegou dezembro 13 e 10 por cento os contratados estão humilhando os efetivo e a perdiguicao começou. Cada o ministério público.
Anônimo disse…
Dr Alessandro tb é funcionário, mais come na mão dos cherem, vergonha perdi meu voto..
Anônimo disse…
Cherem vai acabar com o reenquadramento.
Anônimo disse…
Se o Prefeito José Cherem quer tanto a lei delegada, é porque tem treta por aí que fazer sem ter aprovação dá câmara! Prefeito inconticional, se não tem dinheiro pra pagar o mês de Dezembro saiu de onde pra pagar janeiro????? Acorda Lavras
Anônimo disse…
Pode isso produção?????
Pular o salário de Dezembro e 13°????
Paga-se o salário de Janeiro dia 23/01 e o 5° dia útil de Fevereiro???? Vai para o dia 23 também?
Daqui a pouco não vai mais precisar de vereadores...

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

MG INVESTE R$2 MILHÕES EM RODOVIAS

Bom Sucesso, São Tiago e Nazareno serão contempladas A região do Campo das Vertentes será contemplada com cerca de R$2 milhões para o melhoramento e pavimentação das rodovias estaduais MG-355, no trecho entre São Tiago, Mercês de Água Limpa e Bom Sucesso, com 45 quilômetros de extensão, e na LMG-841, que liga Mercês de Água Limpa a Nazareno, em um percurso de 24 quilômetros. Os recursos para obra serão provenientes do Tesouro Estadual, de acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). A assessoria informou ainda que o processo do trecho entre Mercês de Água Limpa e Nazareno está mais adiantado, pois o Governo de Minas já autorizou no dia 20 de abril a empresa Engenheiros e Economistas Consultores (Enecom S.A.), ganhadora da licitação, a começar a elaborar o projeto para a LMG-841 orçado em quase R$800 mil. Já na MG-355, de 45 quilômetros, ainda está sendo definido o valor que será disponibilizado para a recuperação da via, i...

CESULLAB COMPLETA PRIMEIRO ANO DE VIDA TRANSPIRANDO INOVAÇÃO

O primeiro ano foi movimentado para o CesulLab, hub de inovação que nasceu em março de 2020 com o objetivo de trazer o conceito de inovação aberta para a região do Sul de Minas. Gerando conexões entre os mais diversos setores do mercado e trabalhando a transformação cultural nas empresas, o CesulLab tem apoiado a solução de problemas e provocado a evolução de organizações da nossa região. Neste primeiro ano, o CesulLab recebeu diversas visitas de autoridades, sendo a principal delas do governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, que compareceu ao Lab para a assinatura do Decreto de Liberdade Econômica de Varginha. Momento em que reforçou a importância do hub para a cidade e região. Com o intuito de desenvolver todo o ecossistema de inovação, o CesulLab realizou dezenas de eventos online, eventos presenciais, apresentações de startups, ofertou cursos, segue desenvolvendo programas de fomento e atua com 12 verticais de negócios e 16 empresas neste período. O CesulLab em 12 meses im...