Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS SE PREPARA PARA INSTALAÇÃO DE HOSPITAL-DIA UNIVERSITÁRIO


Na busca por tornar realidade os projetos que visam oferecer à população de Lavras uma contribuição arrojada na área da saúde, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) firmou parceria com o município para a construção e manutenção de um Hospital-Dia Universitário, a ser instalado no imóvel de propriedade da universidade na Zona Oeste da cidade, onde funcionava o antigo Hospital do Coração. 

A unidade terá 100% dos atendimentos voltados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O modelo de uma estrutura credenciada como hospital-dia é inédito na região e inclui atendimentos de consultas médicas especializadas, exames de apoio diagnóstico especializados e cirurgias eletivas de baixa e média complexidade, que exijam internação não superior a 12 horas. 

A estrutura permitirá atender a uma demanda importante da população, com elevação significativa na qualidade dos serviços prestados e redução da sobrecarga dos hospitais da cidade, permitindo que eles se dediquem fortemente aos procedimentos de maior complexidade.

Pela parceria, a UFLA ficará responsável especialmente pela construção da área física, aquisição de equipamentos especializados e custeio de atividades acadêmicas envolvidas. 

O município contribuirá com equipamentos básicos, profissionais técnicos para atendimento e custeio dos serviços prestados à população. 

Uma comissão foi nomeada pelo reitor da universidade, professor José Roberto Soares Scolforo, para dar andamento às várias fases necessárias para concretização do empreendimento: definição do projeto arquitetônico, encaminhamentos para licitação e contratação da obra, desenvolvimento de estudos e planejamentos que identifiquem as necessidades de saúde da comunidade para contemplação no projeto.

Além do benefício direto à população, o hospital-dia terá papel de impacto para as atividades acadêmicas dos cursos da UFLA ligados à área de saúde, notadamente Medicina, Nutrição e Educação Física. 

“Será um espaço rico para a complementação da formação de nossos estudantes, com foco sobre a humanização dos atendimentos e a valorização extrema do ser humano”, diz Scolforo. 

O reitor ressalta que a unidade já nasce tendo por princípio a oferta de um serviço de alta qualidade ao cidadão, seguindo o histórico de excelência que marca o percurso da UFLA e sua atuação nas ciências agrárias. 

“O ponto determinante para nós nessa iniciativa é que estejamos construindo um atendimento de saúde de ponta não só em sua qualidade técnica, mas principalmente no alto padrão de relacionamento que manteremos com cidadãos de todas as classes sociais, garantindo que todos sejam atendidos com a mesma dedicação, desde um andarilho até as pessoas mais favorecidas que usam o SUS.”

A aprovação para abertura do curso de Medicina na UFLA em 2013 não previa a construção de um hospital universitário, o que também era uma realidade para outras universidades que tiveram os cursos autorizados naquele momento. 

No entanto, movida pelo desejo de poder elevar as contribuições concretas da Universidade para com a sociedade, a Direção Executiva conseguiu o apoio do Ministério da Educação (MEC), ainda em 2013, e adquiriu o imóvel do antigo Hospital do Coração.

Na continuidade das negociações com o governo na época, foi possível pactuar a construção de um hospital de porte ainda maior, o que exigia outro espaço físico para abrigá-lo – espaço que também chegou a ser viabilizado, deixando o imóvel do antigo Hospital do Coração disponível para outros projetos. 

“Conseguimos então novo apoio no MEC, desta vez para montar uma pequena unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas) naquela área, o que abriu uma nova possibilidade de interface com a comunidade, voltada à formação técnica de nossos jovens”, relembra o reitor.

Com as mudanças no cenário político do País e a crise econômica, o novo governo manifestou impossibilidade de dar seguimento a esses projetos no momento, em função das restrições orçamentárias. 

“Mesmo frustrados com esse adiamento nos planos, continuamos a luta para agregar ao orçamento da UFLA recursos que permitissem, dentro do cenário atual da economia, viabilizar uma unidade hospitalar que atenda à formação qualificada dos nossos graduandos e que seja mais uma alternativa em saúde na cidade”, relata. “Com muito trabalho e apoio do MEC e de atores políticos, conseguimos agora os recursos para a construção do hospital-dia universitário e para os equipamentos necessários”.

O objetivo é que, apesar da crise, a agenda de ganhos para a universidade e a região seja mantida. 

“Queremos contribuir para que Lavras seja, ainda mais do que já tem sido, referência regional no quesito saúde. Assim, exercemos nosso papel social. Sabemos que a UFLA – com a folha de pagamento de seus servidores, com os estudantes movimentando o mercado local, com sua capacidade de geração de empregos, com as licitações que abrem novas possibilidades para as empresas locais – é um grande motor de desenvolvimento local. E nosso compromisso é também com o social. Completamos, em 1° de junho, o primeiro ano de nossa segunda gestão na Universidade, felizes por podermos dar um passo adiante, mesmo no cenário de incertezas econômicas pelo qual passa o País”, finaliza o dirigente da instituição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.