quinta-feira, 29 de novembro de 2018

SJDR COMEMORA 305 ANOS EM DEZEMBRO


Em 1713, era criada a Vila de São João del-Rei, nas Vertentes, que, posteriormente, deu origem ao município, hoje com 89 mil habitantes, segundo a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

No centro histórico e comercial da cidade, a Ponte da Cadeia é um dos monumentos mais admirados pelos turistas. Considerada a cidade mais hospitaleira do Brasil, segundo a Airbnb, plataforma digital de hospedagem, São João del-Rei é uma das cidades históricas de Minas Gerais, que nasceu com a exploração de ouro, riqueza retratada em suas igrejas barrocas e monumentos históricos.

A 180 km de Belo Horizonte e com uma população flutuante mensal de 15 mil pessoas, é terra do ex-presidente Tancredo Neves e de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, herói da Inconfidência Mineira.

Conta com duas universidades (UFSJ e Uniptan), duas siderúrgicas de alta tecnologia, o trem Maria Fumaça, o centenário (130 anos) 11º. Batalhão de Infantaria de Montanha, unidade de elite do Exército, e é cidade-polo da região mineira dos Campos das Vertentes. Produz 74 milhões de litros de leite por ano, que deu a fama de ‘cidade dos queijos’.

Em 1713, era criada a Vila de São João del-Rei. Seu aniversário é comemorado no dia 8 de dezembro. Em 2018, são 305 anos de fundação e foi palco da Guerra dos Emboabas provocada pela corrida do ouro, durante o Brasil-Colônia. Seu nome é uma homenagem a Dom João V, rei de Portugal, e a seu descobridor, o bandeirante Tomé Portes del-Rei.

Em fins do século XVII, Tomé Portes, procedente de Taubaté, fixou-se às margens do Rio das Mortes, passagem de todas as embarcações, e fundou o Porto Real, o primeiro povoado da região.

Para comemorar o aniversário, a Prefeitura e a Secretaria de Cultura e Turismo programaram uma série de festividades. O ponto alto da festa será no dia 8 de dezembro, feriado municipal religioso e Dia da Imaculada Conceição.

No dia 1º. de dezembro, haverá o Minas ao Luar no Largo do Rosário, a partir de 21h, com a Orquestra Ouro Preto tocando as músicas dos Beatles. 

No dia 8, 17h30, saída do Trem Noturno para Tiradentes, na estação ferroviária, com retorno às 18h30. Na chegada do trem Maria Fumaça na estação de São João del-Rei, o prefeito Nivaldo Andrade inaugura a iluminação natalina.

Eventos

Dia 1º.: Carreata com o Papai Noel  às 9 horas, saíndo da avenida 31 de Março (em frente ao posto Barra 10), em direção ao Largo Tamandaré onde terá a Casinha de Natal que será o Coração Natalino da Cidade. O Papai Noel ficará lá do dia primeiro ao dia 9, das 14h às 18h; do dia 10 ao dia 16, das 14h às 20h; do dia 17 ao dia 24, das 14h às 22h.

De 1º.a 26: Rua de Lazer com brinquedos, pipoca, algodão doce e o Papai Noel, no Largo Tamandaré . Os brinquedos estarão disponíveis nos finais de semana e a partir do dia 21 todos os dias, e o Papai Noel nos horários acima citados

1º.:  Minas ao Luar no Largo do Rosário, a partir das  21h, com a Orquestra Ouro P reto tocando Beatles.

07: Lançamento da APL Regional de Artesanato e móveis rústicos a partir das 17 horas, no Teatro Municipal, com exposição de artesanatos locais nas galerias do Teatro.
08: Alvorada com a Banda Municipal Santa Cecília às 6h, no Largo do São Francisco de Assis.

08: Apresentação de Chorinho dos alunos do Conservatório no Coreto, avenida Presidente Tancredo Neves.

08: Haverá o trenzinho Maria Fumaça, com saída de SJDR em direção a Tiradentes, às 17h30, com valor de R$25,00,  ida-e-volta para moradores de SJDR mediante uma cota pré- determinada

08: Na estação ferroviária, 18h30, inauguração da iluminação de Natal e apresentação de dança da Cia de Dança PC e Édna no  retorno do trem.

13:  Apresentação do Coral da Escola Municipal Maria Teresa às 20horas, a confirmar o local,

18 a 23: Feira de Artesanato Noturna na Praça da Estação, das 18h às 22h, abertura com a apresentação da Banda Municipal

15: Piquenique Solidário no Cras de Matosinhos com brincadeiras e lanches para as crianças, das 14h às 17h

16: Concerto de Natal da Asap às 20h, na Capela da Santa Casa.

18: Apresentação social de Natal pelo coral da Asap às 14h, no Albergue Santo Antônio

20: Trem Noturno com o Papai Noel e, na volta, apresentação da Banda Municipal e Coral da Asap

23: Apresentação das Baterias das Escolas de Samba de São João del Rei no Largo do Carmo, a  partir das 19h.

Nenhum comentário: