sexta-feira, 23 de agosto de 2019

ROTA DO QUEIJO E DO AZEITE CONTINUA ATRAINDO TURISTAS PARA ALAGOA

Turistas na fazenda

Em 2014 a Queijo d’Alagoa-MG recebeu o Prêmio MG Turismo em Belo Horizonte por atrair turistas para a pequena Alagoa, no Sul de Minas. Como a frequência de interessados no queijo foi crescente, em 2016 a Queijo d’Alagoa-MG criou a Rota do Queijo e do Azeite.

O roteiro turístico permite ao turista andar pelos olivais da Fazenda Cauré, onde é produzido o Melhor Azeite do Hemisfério Sul (prêmio recebido na Expo Oliva na Espanha, em maio de 2019) e também conhecer onde é produzido um dos melhores queijos do mundo (Medalha de Ouro no Mundial do Queijo no Brasil 2019; Medalha de Bronze 2017 e Medalha de Prata 2019 no Mondial du Fromage na França) e o melhor queijo artesanal de leite cru do Brasil (Super Ouro no III Prêmio Queijos Brasil).

Turistas na Queijaria

Em 2018 a Queijo d’Alagoa-MG recebeu a visita de grupos grandes em 3 ônibus, vindos de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, sem contar nos grupos pequenos que vieram de micro-ônibus, vans e carros particulares.

Neste ano, o fluxo de turistas tem aumentado e praticamente todos os meses a Rota está sendo operada, não só em finais de semana e feriados, mas em dias de semana também, mediante agendamento prévio.

Em junho, o pesquisador Rusty Marcelini com um grupo de turistas passaram por Alagoa e se encantaram com tudo que viram, desde a antena de celular feita com garrafa pet até a degustação orientada de queijos e azeites.

Van de Juiz de Fora

No terceiro final de semana deste mês de agosto, uma van de Juiz de Fora trouxe turistas da zona da mata mineira, guiados pela Magali Delgado, do grupo Passeadores. 

Turistas de Juiz de Fora guiados por Magali Delgado

No último dia 19, a Rota recebeu a visita de um grupo de enófilos de Belo Horizonte e Joinville, município de Santa Catarina, que vieram de um Encontro de Vinhos em Penedo, no Rio de Janeiro, guiados por Ana Gazzola, da Zenithe Turismo de BH.

Nenhum comentário: