Pular para o conteúdo principal

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE PARLAMENTO REGIONAL É APRESENTADA AS CÂMARAS DO SUL DE MINAS


No último dia 23, a Câmara de Poços de Caldas, no Sul de Minas, realizou um encontro para discutir a criação de um Parlamento Regional de municípios do sul e sudoeste de Minas Gerais. A proposta foi apresentada pelo presidente da Casa, vereador Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC), que pontuou como objetivo principal da iniciativa a integração entre as cidades e, consequentemente, o desenvolvimento de toda a região.

Participaram do evento presidentes de Câmaras e vereadores de 15 municípios: Guaxupé, Caldas, Campestre, Botelhos, Machado, Varginha, Bocaina de Minas, Natércia, Olímpio Noronha, Poço Fundo, Córrego do Bom Jesus, Divisa Nova, São João Batista do Glória, Senador José Bento e Itamogi. 

O encontro contou também com a presença do vice-prefeito Flávio Faria, de vereadores de Águas da Prata (SP) e São Sebastião da Grama (SP) e de representantes do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano da Mogiana. 

Delloro Bilatto Serafim, atual presidente, e Luiz Alberto Teixeira Ferreira, idealizador, falaram sobre o processo de criação do Parlamento que reúne cidades do leste paulista, bem como sobre os pontos positivos e ações desenvolvidas ao longo dos anos.

Durante a reunião, os parlamentares receberam das Assessorias Técnica Legislativa e Jurídica da Câmara de Poços minutas de um projeto de lei e de um regimento interno para análise, encaminhamento de sugestões e, posteriormente, aprovação em cada município. 

Os presidentes dos Legislativos da região, ainda no encontro, assinaram, em caráter simbólico, um Protocolo de Intenções para constituição do Parlamento da Mantiqueira, nome proposto pelo presidente Carlos Roberto.

A criação de um Parlamento Regional vem sendo analisada, segundo o vereador Carlos Roberto, desde a visita feita por vereadores de Poços ao Parlamento da Mogiana. Para ele, a finalidade é somar esforços e trabalhar pelo desenvolvimento da região do sul e sudoeste de Minas. 

“Tivemos esse primeiro encontro e a resposta foi muito positiva. Contamos com a presença de vários presidentes e de vereadores, além de outras autoridades, e quero destacar a presença dos representantes do Parlamento da Mogiana, que vieram apoiar essa iniciativa, visto que possuem uma grande experiência. Foi o primeiro Parlamento fundado no Estado de São Paulo, que hoje conta com 36 Parlamentos”, ressalta.

Ainda segundo o legislador, a intenção é que, no próximo encontro, agendado para 25 de outubro, as Câmaras já estejam com os projetos de lei que autorizam a associação ao Parlamento da Mantiqueira aprovados. 

“A expectativa é que no próximo encontro aconteça a fundação oficial, com a adesão das Câmaras, com os projetos de lei já aprovados e também aconteça a votação do regimento interno e do estatuto, além da escolha dos presidentes, vice-presidentes e secretários. Vejo esse fato como sendo de grande importância para nossa região, para o fortalecimento político regional, e estou muito entusiasmado. Espero que, a partir dessas iniciativas, sejam formados outros Parlamentos no estado”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/