terça-feira, 22 de outubro de 2019

ESTUDANTE DE CAMPO DO MEIO É O PRIMEIRO COLOCADO EM MINAS NO CONCURSO DE REDAÇÃO DO SENADO

Segundo colocado é de Luminárias

O estudante Igor Camilo Ferreira da Escola Estadual Padre Chico, de Campo do Meio, no Sul de Minas, é o vencedor estadual do concurso de redação Jovem Senador 2019, organizado pelo Senado Federal. O tema do concurso em 2019 foi "Orçamento Público: sua participação tem valor". 

Igor teve sua redação orientada pelo professor Grégor Castro Erbiste sob o título O valor da cidadania e do senso critico na valorização da "Pátria Amada". O Jovem Senador é um projeto anual que seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, com idade até 19 anos, para vivenciarem o trabalho dos senadores em Brasília.

E o segundo colocado em Minas Gerais também é do Sul de Minas com a redação do aluno Álvaro Antônio de Oliveira da Escola Estadual Professor Fábregas, em Luminárias. A redação dele, intitulada "Cidadania" ainda que tardia foi orientada pelo professor Sílvio Nogueira Júnior.

O projeto
A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos com o tema anual e enviar o melhor texto à correspondente Secretaria de Educação. A secretaria selecionará três redações para representar o estado na etapa nacional*.

No Senado Federal, uma comissão julgadora é formada para classificar os textos de cada uma das unidades da Federação e também o primeiro, o segundo e o terceiro colocados nacionais.

Os autores das 27 melhores redações — um por unidade da Federação — são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República. Outros prêmios também estão previstos para alunos e escolas.

O projeto conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

4 comentários:

Unknown disse...

Sinto orgulho pelo meu conterrâneo .Campo do Meio te parabeniza Igor.!!!!!

Unknown disse...

Parabéns! Igor e professores Campo do Meio orgulhasa de você.

Unknown disse...

Parabéns Igor.

Lidiane disse...

Parabéns Igor, que orgulho de você